Data: 06/07/2022 13:43 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Diadema amplia categorias de prêmio cultural

Nova lei aumentou de seis para dez categorias na disputa pelo Prêmio Plínio Marcos de fomento à cultura na cidade; próxima edição do Prêmio e da Mostra de Arte e Cultura será em setembro


Mostra de Arte
Mostra de Arte

Crédito: Adriana Horvath

Incentivar a cultura e permitir que, cada vez mais, ela se manifeste da forma mais plural possível. Foi esse o objetivo da Prefeitura de Diadema ao enviar para a Câmara Municipal projeto de lei que amplia de seis para dez categorias o Prêmio Cultural Plínio Marcos, que ocorre anualmente e simultaneamente à Mostra de Arte e Cultura de Diadema. Os eventos foram instituídos também por meio de lei em 2009. Após aprovação por parte dos vereadores, a lei foi publicada no Diário Oficial.

O texto separou as categorias dança, teatro, circo, mímica e performance, que na lei anterior estavam agrupadas. Também dividiu a categoria música em três manifestações específicas, sendo música canção para a música popular brasileira em todas as sua diversidade; música instrumental e uma categoria específica para o rap e suas vertentes.

O secretário de Cultura de Diadema, Deivid Couto, destacou que as mudanças vão ampliar o leque de manifestações artísticas e também o de participantes. “Nosso objetivo é sempre aumentar as possibilidades para que os artistas da cidade possam se manifestar”, detalhou.

Sancionada pelo prefeito José de Filippi Júnior, a lei entra imediatamente em vigor. As próximas edições da Mostra de Arte e Cultura de Diadema e do Prêmio Cultural Plínio Marcos estão programadas para setembro. Na ocasião, serão divulgados os canais de inscrição para os artistas da cidade. As premiações variam de R$ 6.870 até R$ 18.320.

Comente aqui