Data: 15/10/2021 16:58 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Dia V terá antecipação da terceira dose para pessoas com mais de 60 anos em Diadema

Medida vale apenas para idosos que tenham tomado a segunda dose de qualquer imunizante até 30 de abril


Dia V terá antecipação de D3 para pessoas com mais de 60 anos em Diadema
Dia V terá antecipação de D3 para pessoas com mais de 60 anos em Diadema

Crédito: Dino Santos

A Prefeitura de Diadema divulga uma novidade para o próximo Dia V de Vacinação a ser realizado neste sábado (16/10) em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município: a antecipação da terceira dose contra a covid-19 para pessoas acima de 60 anos que receberam a segunda dose de qualquer imunizante (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer) até 30 de abril.

As UBSs estarão abertas (com exceção da UBS Casa Grande), das 8h30 às 16h, também para aplicação da vacina contra covid (primeira, segunda e terceira dose) nos públicos elegíveis para receber o imunizante, bem como atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes e adultos (com as vacinas que fazem parte do escopo da campanha de multivacinação).

Quem tem como referência a UBS Casa Grande – que não estará aberta neste sábado – pode procurar as Unidades Promissão e Nogueira. 

Covid-19

No “DIA V” poderão receber a primeira dose qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados; pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), inclusive as que estão com a dose em atraso; ou ainda a terceira dose (D3) ou dose adicional para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos que tenham recebido a segunda dose até 30 de abril, profissionais de saúde acima de 18 anos, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Também podem tomar a dose adicional as pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos quatro semanas (28 dias).

Vale lembrar que o município também antecipou a segunda dose de Pfizer. Desta forma, todas as pessoas que já completaram oito semanas de intervalo da data de administração da primeira dose de Pfizer estão aptas para tomar a segunda dose da vacina.

Até o momento, foram aplicadas 584.804 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 331.525 pessoas, a segunda dose em 235.619 pessoas, a terceira dose em 7.421 pessoas e a dose única em 10.239 pessoas. 

O que é preciso

Para receber qualquer dose é preciso apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) - tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

Para a segunda dose, além dos documentos acima, é preciso levar o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema. Para a dose de reforço (D3), ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação com a D2 feita há pelo menos seis meses. Para profissionais da Saúde, também é exigido o Comprovante de vacinação de D1 e D2 feita no município de Diadema.

(*) Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, casamento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: 

Campanha de Multivacinação

Também estarão disponíveis 16 tipos de vacinas para a Campanha de Multivacinação, realizada entre 1 e 29 de outubro, e que pretende realizar a atualização da caderneta de vacinação de recém-nascidos a adolescentes menores de 15 anos de idade não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Além do público-alvo desta campanha, as UBSs de Diadema vão além e também atualizarão a caderneta de vacinação dos adultos.

Os pais ou responsáveis devem levar os menores a um dos postos de vacinação com a caderneta de vacinação e os documentos pessoais, para que um profissional avalie quais doses precisarão ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. Em situações de perda da caderneta de vacinação, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidadeou no sistema de informação.Para os adultos que não tiverem caderneta de vacinação, basta comparecer com documento original com foto em uma das UBS. 

Serviço:

Dia V – Vacinação contra covid-19 e Atualização da caderneta de vacinação

Local: Todas as Unidades Básicas de Saúde (Confira aqui a lista das unidades: http://www.diadema.sp.gov.br/enderecos/324-contato/ubs)

Comente aqui