Data: 02/12/2021 11:05 - Alterado em: 03/12/2021 14:40 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Dia D em Diadema abre nove UBSs para aplicação de vacina contra covid-19

Iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura daqueles que ainda não foram vacinados ou que necessitam da dose de reforço


Crédito: Mauro Pedroso

No próximo sábado (04/12), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema, realiza mais um Dia D de vacinação contra a covid-19. Serão nove postos de vacinação abertos pela cidade, das 8h30 às 16h, para vacinar os moradores que precisam garantir proteção contra a doença, seja primeira (D1), segunda (D2) ou dose de reforço.

Estarão funcionando para aplicação de vacina as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Casa Grande, Maria Tereza, Nogueira, Nova Conquista, Paulina, Real, Reid, Ruyce e São José. “Com as notícias recentes da descoberta de mais uma variante do novo coronavírus, entendemos que é urgente ampliar as medidas de contenção do vírus, entre elas, acelerar ainda mais a campanha municipal de vacinação para proteger nossa população deste novo risco. Quero mais uma vez convocar a população de Diadema para que compareçam neste sábado nas nossas UBSs. Tenho certeza que vamos conseguir ampliar a cobertura vacinal do município”, explica Dra Rejane Calixto, secretária municipal da saúde.

Até 30 de novembro, foram aplicadas 658.997 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 335.223 pessoas, a segunda dose em 285.739 pessoas, a terceira dose em 27.796 pessoas e a dose única em 10.239 pessoas. 

Documentos para vacinação

A vacinação contra covid-19 está disponível para pessoas com mais de 12 anos. Para receber qualquer dose é preciso apresentar documento pessoal com foto (CNH ou RG) e CPF (tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal). Em caso de segunda dose, é necessário apresentação do comprovante da D1.

Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br. Quem ainda não possui CPF – situação de alguns adolescentes – deve providenciar antes de ir a um posto de vacinação. Os dados de vacinação são incluídos no sistema com a utilização do número do CPF do vacinado. Assim, não é possível a aplicação da dose sem apresentação do documento.

Para solicitar o CPF é preciso comparecer em uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica ou dos Correios. Menores de 16 anos precisam estar acompanhados por um responsável. Menores de 18 anos também podem solicitar o CPF. Com o documento em mãos, é só ir a um dos postos de vacinação da cidade.

Prazo de intervalo entre as doses

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer pode tomar a segunda dose após 21 dias enquanto a AstraZeneca tem prazo de oito semanas para a segunda dose. Já a Coronavac tem intervalo de 28 dias entre uma dose e outra. 

Dose de reforço

Diadema segue aplicando a terceira dose (D3) para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose há pelo menos cinco meses, independente do imunizante (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer). Quem tomou a segunda dose no mês de julho, independente do dia, já pode procurar um posto para receber a D3.

Já a dose de reforço para quem tomou no esquema inicial a vacina da Janssen é destinada às pessoas com 18 anos ou mais e o intervalo entre a Dose Única e a dose adicional deve ser de pelo menos dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos com 18 anos ou mais, pelo menos 28 dias de intervalo.

Para ser imunizado, é preciso apresentar documento pessoal com foto, CPF e o cartão de vacinação inicial (cor verde). 

Serviço:

Dia D de Vacinação contra covid-19

04 de dezembro de 2021, sábado, das 8h30 às 16h.

Locais:

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280

UBS Maria Tereza. Avenida Sinésio Pereira, 27

UBS Nogueira. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759

Vila Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351/353

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129

UBS Reid. Rua Serra de Maracujá, 49

UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98

Comente aqui