Data: 10/04/2013 18:00 / Autor: Keila Macedo / Fonte: PMD

Delegação da África do Sul visita Diadema

Na manhã desta quarta-feira, 10, o município recebeu a visita da delegação sul-africana para conhecer as políticas públicas da cidade na área de meio ambiente.


Nolwazi Cobbinah e Lauro Michels
Nolwazi Cobbinah e Lauro Michels

Crédito: Marcos Luiz

 

A delegação, composta pela vice-diretora de gerenciamento de produtos químicos e resíduos, Nolwazi Cobbinah, a diretora de resíduos gerais, Mamosa Afrika, e a assistente de direção, Pámela Nyuswa. (A função de vice-diretora corresponde a ao cargo de ministro de meio ambiente no Brasil), conheceram cooperativas de reciclagem de Diadema.

As autoridades visitaram o Programa Vida Limpa e na Cooperativa Reciclagem Cidade Limpa, (Cooperlimpa) no Jardim Amuad. Elas visitaram as instalações da cooperativa e conversaram com a coordenadora estadual do movimento nacional dos catadores, Maria Mônica da Silva e com a presidente da Cooperlimpa Patrícia Frazão da Silva.

“Na África do Sul tem muitos catadores nos aterros sanitários e lixões, porque não existe a separação dos resíduos antes da destinação final”, comentou Nolwazi.

A secretária de meio ambiente, Denise Ventrici, colocou-se á disposição, juntamente com a equipe técnica para auxiliar na implantação do projeto.

Após a visita foram recebidas pelo prefeito de Diadema, Lauro Michels, para um almoço em um restaurante típico de comida brasileira. No almoço ele comentou que o programa Vida Limpa está sendo reformulado em parceria com os catadores, para ser uma fonte de geração de renda para a cidade. “Estamos estudando também colocar na grade escolar a disciplina de educação ambiental, porque hoje a maioria da população não tem a cultura de fazer a separação dos resíduos para coleta seletiva”, destacou.

O Programa Vida Limpa tem como referência as diretrizes estabelecidas pela legislação federal e pela Lei Municipal n° 2336/04, que instituiu a Política Municipal de Gestão Sustentável de Resíduos. O referido programa é o único no qual os catadores são remunerados pelos serviços de coleta seletiva que realizam.

Além do prefeito, estiveram presentes no encontro o chefe de gabinete Adler Teixeira (Kiko), e o assessor especial de gabinete, Carlos Vianna (Cacá).

Delegação Africana visita Diadema
Delegação Africana visita Diadema

Crédito: Marcos Luiz

Comente aqui