Data: 24/10/2019 13:53 / Autor: Marcos Luiz / Fonte: PMD

Defesa Civil de Diadema se prepara para chuvas de verão

O objetivo dos encontros é capacitar os agentes de Defesa Civil a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações


Defesa Civil de Diadema se prepara para chuvas de verão
Defesa Civil de Diadema se prepara para chuvas de verão

Crédito: Mauro Pedroso

Visando preparar-se para possíveis ocorrências, próprias da temporada de chuvas, agentes da Defesa Civil de Diadema, técnicos da Secretaria Municipal de Serviços e Obras, bombeiros civis e o secretário municipal de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes, estão participando das Oficinas Preparatórias para Operação Chuvas de Verão 2019, oferecidas pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O curso, com as demais cidades da região, ocorre hoje, 24/10, e amanhã, no Pampas Palace Hotel, em São Bernardo do Campo.

O objetivo dos encontros é capacitar os agentes de Defesa Civil a respeito de práticas operacionais preventivas para minimizar os efeitos de eventos como deslizamento de terra e inundações. Nas oficinas de formação, os agentes municipais terão aulas teóricas, no primeiro dia, e atividades práticas de vistoria em áreas de risco, no dia seguinte. Ao final do curso, as Prefeituras vão receber o kit verão com pluviômetros manuais, lonas, coletes, luvas, botas, capas de chuva, bonés e fitas zebradas.

“Investir em formação e prevenção faz parte do nosso dia a dia. Embora nossas áreas de risco estejam sob constante monitoramento, estamos sempre nos capacitando para atuar em qualquer emergência”, explica José Peres, coordenador da Defesa Civil de Diadema. “Quando participamos desses encontros com outras cidades, compartilhamos as nossas experiências bem sucedidas e aprendemos com as dos demais municípios”, disse.

Responsável também pela organização da Campanha do Agasalho, a Defesa Civil de Diadema é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social que registrou, este ano, 370 ocorrências e atendimentos diversos em casos de inundação, incêndio, queda de árvore, deslizamento, infiltração, trincas e rachaduras entre outras.

Redução de Riscos – Para melhorar a segurança da população em geral e, principalmente, daquela que habita áreas de risco, a Prefeitura mantém o Plano Municipal de Redução de Riscos ativo e atualizado. Nesse trabalho, atuam em conjunto secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Defesa Social, Assistência Social e Cidadania, Serviços e Obras e outras. No Plano, estão as medidas de prevenção e correção para reduzir ou erradicar os riscos de escorregamento, alagamento, enchentes e inundações no território do município de Diadema. Ações de manutenção e zeladoria dos bairros, como limpeza de bocas-de-lobo e recolhimento de entulhos e bagulhos, facilitam o escoamento das águas de chuvas. Outro trabalho é educativo junto aos moradores dessas áreas de risco. As principais orientações são para não retirar a vegetação; não lançar esgoto e água servida nem deixar acumular água de chuva no barranco; não construir nem plantar bananeiras e árvores grandes em morros; não fazer cortes em terrenos inclinados; entre outros.

Catástrofes - No último dia 9, agentes da Defesa Civil de Diadema realizaram uma panfletagem de divulgação do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes (13 de outubro), de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas. A data, criada em 1989, tem por objetivo alertar os países para a necessidade de adotar medidas protetivas e preventivas frente aos desastres naturais. Na ação, motoristas e pedestres que passaram pelo trevo de entrada da cidade receberam folhetos e cartilhas de orientação. O material educativo distribuído foi fornecido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Corpo de Bombeiros.

DEFESA CIVIL DE DIADEMA

Av. Dr. Ulisses Guimarães, 3269 – telefone 4072-9239 (segunda a sexta-feira: 8h – 17h, exceto feriados)

Emergência: ligue 199 (24 horas)

Crédito: divulgação

Comente aqui