Data: 09/10/2019 16:53 / Autor: Marcos Luiz / Fonte: PMD

Defesa Civil de Diadema divulga Dia Mundial de Prevenção de Catástrofes

O objetivo é alertar para a necessidade de adotar medidas protetivas e preventivas frente aos desastres naturais


Defesa Civil de Diadema divulga Dia Mundial de Prevenção de Catástrofes
Defesa Civil de Diadema divulga Dia Mundial de Prevenção de Catástrofes

Crédito: Wellington Nobre

Ensina a sabedoria popular que a prevenção é o melhor remédio. É por isso que a Defesa Civil de Diadema realizou hoje, 9/10, a distribuição de folhetos explicativos no trevo de entrada da cidade, em frente a sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível,  junto ao Km 16 da Rodovia dos Imigrantes. A ação é para divulgar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, celebrado no próximo dia 13, de acordo com a Assembleia Geral das Nações Unidas. A data, criada em 1989, tem por objetivo alertar os países para a necessidade de adotar medidas protetivas e preventivas frente aos desastres naturais.

A Defesa Civil de Diadema é um órgão ligado à Secretaria Municipal de Defesa Social que atendeu, este ano, 370 ocorrências e atendimentos diversos em casos de inundação, incêndio, queda de árvore, deslizamento, infiltração, trincas e rachaduras entre outras. “Como a Prefeitura investe e executa ações preventivas como monitoramento de áreas de risco, limpeza de bocas-de-lobo, recolhimento de entulhos e bagulhos, o número de ocorrências vem diminuindo ano a ano”, explicou José Peres, Coordenador Municipal da Defesa Civil. “Outra atividade humanitária importante sob a nossa responsabilidade é Campanha de Arrecadação de Agasalhos, visando o período do inverno”, disse ele.

Além dos motoristas, os pedestres que passaram pelo local receberam folhetos ou cartilhas de orientação. A dona de casa, Maria Marlene de Oliveira, também ganhou um exemplar. Ela contou que conheceu o trabalho da Defesa Civil de Diadema quando a casa da irmã dela pegou fogo. “Na época, a Defesa Civil doou colchões e cobertores para ajudá-la”, disse ela.

Os folhetos educativos distribuídos foram fornecidos pela Coordenação Estadual de Defesa Civil, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e Corpo de Bombeiros. O trabalho, que envolveu Agentes da Defesa Civil e voluntários da Secretaria de Governo, contou com a presença do secretário municipal de Defesa Social, Paulo Alexandre Fagundes, e do comandante do Corpo de Bombeiros de Diadema e São Bernardo do Campo, Tenente André Tonon.

Crédito: Fabio Tashiro

Comente aqui