Data: 24/06/2022 09:55 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Cursinho pré-universitário gratuito em Diadema tem últimos dias de inscrição

Aulas serão realizadas presencialmente, a partir do dia 2 de julho, na EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, no Eldorado


Aulas serão realizadas presencialmente, a partir do dia 2 de julho, na EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, no Eldorado
Aulas serão realizadas presencialmente, a partir do dia 2 de julho, na EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, no Eldorado

Crédito: Divulgação Seduc

Termina nesta sexta-feira (24) o período de inscrições para o cursinho pré-universitário gratuito Eldorado, realizado por voluntários desde 2019 e que neste ano conta com o apoio da Prefeitura de Diadema. As aulas serão presenciais e começam no dia 2 de julho, sempre aos sábados, das 9h às 17h, sendo que das 13h às 17h serão realizadas atividades complementares e culturais. A Secretaria de Educação autorizou o uso da EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, no Eldorado, para professores voluntários e estudantes.

As vagas são destinadas para alunos do 2º ano do ensino médio em escola pública ou pessoas que já concluíram o ensino médio, também em unidades públicas de ensino. Totalmente gratuito, o cursinho tem critério socioeconômico e a renda média por pessoa na família do interessado deve ser de até um e meio salário mínimo (R$ 1.818, conforme previsto em edital). Serão ofertadas 50 vagas para o curso que dura um ano e meio e visa preparar os estudantes para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares públicos e privados.

Coordenador do cursinho e morador do bairro Eldorado, Murillo dos Santos Cesar explicou que a ideia de criar o projeto surgiu da sua própria experiência e de outras duas amigas – Bárbara Ferreira e Shayra Chagas, que já não fazem mais parte da organização - após encontrarem muitas dificuldades para frequentar aulas preparatórias para o vestibular e ter acesso às informações que são necessárias nesse momento.

“Éramos alunos de escola pública e foi bem complicado conseguir as informações que a gente precisava”, relatou. “Depois, na faculdade, a gente se deparou com a realidade de vermos poucos alunos como a gente, periféricos, de baixa renda, então decidimos tentar ajudar outras pessoas que estão na mesma situação que a gente já esteve”, completou. Murillo se formou em direito na Universidade Mackenzie, por meio de uma bolsa do ProUni. O cursinho está na sua terceira edição e já atendeu 87 pessoas. O projeto conta com cotas para negros, pardos, indígenas, pessoas transgêneras e com deficiência.

Coordenadora pedagógica do Centro de Formação e Educação Integral da Secretaria de Educação de Diadema, Beatriz Manocchi explicou que a parceria com a administração municipal foi feita por meio do Núcleo de Educação Pré-Universitária do Departamento de Educação Popular da pasta. “A gente já tinha esse diálogo havia algum tempo e, com o controle da pandemia, foi possível ofertar um local para as aulas”, pontuou.

O edital do Cursinho Eldorado e o formulário de inscrição podem ser acessados pelo link https://bit.ly/3bqR3yl. Os aprovados devem ser divulgados no dia 24 de junho e no caso de haver vagas remanescentes, as inscrições serão reabertas. A EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz fica na Rua Badejo, 70, no bairro Eldorado. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail cursinhoeldorado@gmail.com ou pelos telefones 97893-0590 e 97072-6805.

Comente aqui