Data: 22/06/2022 13:16 / Autor: Redação / Fonte: PMD

Coordenadoria da Diversidade promove palestra em Diadema

Cerca de 20 funcionários de shopping da cidade receberam orientações sobre respeito à população LGBTQIA+


Coordenadoria da Diversidade promove palestra em Diadema
Coordenadoria da Diversidade promove palestra em Diadema

Crédito: Mauro Pedroso

Funcionários da administração do Shopping Praça da Moça, em Diadema, participaram nesta terça-feira (21) de palestra promovida pela Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades da Prefeitura da cidade. Cerca de 20 pessoas receberam informações e orientações sobre o respeito à população LGBTQIA+ em evento que foi realizado no empreendimento.

Autor da atividade e coordenador da área, Robson de Carvalho afirmou que o encontro teve como objetivo ser um espaço de diálogo e promover o entendimento sobre as realidades da população LGBTQIA+, poder dar subsídios para que os funcionários possam entender e acolher as demandas e anseios dessas pessoas, bem como o papel dos profissionais do shopping  em realizar um atendimento acolhedor e humanizado, promovendo uma política de respeito para todos.

“Sempre enfrentando ondas de preconceito e de ódio, a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades, junto com o governo do prefeito Filippi, age em busca da igualdade social, seja por meio da conscientização das pessoas contra bifobia, homofobia, lesbofobia e transfobia, seja pelo aumento da representatividade das pessoas LGBTQIA+ nos mais diversos setores da sociedade civil”, afirmou o coordenador.

Robson abriu a atividade, que durou aproximadamente uma hora e meia, convidando os presentes a formarem duplas, fecharem os olhos e tocar levemente os braços, ombros e cabelos do colega. Ao final, entregou bombons para todos. “A representatividade dessa dinâmica é lembrar que muitas vezes a gente não enxerga o nosso próximo, o nosso semelhante, nosso colega de trabalho, vizinho. A gente esquece de prestar atenção e isso é muito importante”, afirmou. “O bombom é para que todos lembrem de atender aos clientes com doçura”, completou.

O coordenador reforçou com os presentes a importância do respeito ao nome social de pessoas transgêneras e travestis. Dados da coordenadoria indicam que o Centro da cidade é a região com maior número de população LGBTQIA+ do município, cerca de 35% dos moradores. “E a grande maioria dessas pessoas frequentam o shopping e merecem ser bem atendidos”, reforçou.

Robson explicou o significado das letras que identificam a população LGBTQIA+, apresentou o ambulatório Diatrans, inaugurado em setembro com atendimento multidisciplinar para pessoas transgêneras e travestis e reforçou a importância de empreendimentos privados, como o shopping, criarem oportunidades de trabalho para essas pessoas.

Conhecer para atender

Coordenador da segurança do centro de compras em morador da cidade, Adriano Oliveira Figueiredo afirmou que atividades como a palestra que foi realizada são de suma importância para que os clientes, que são muito diversos, possam ser bem recebidos. “Conhecer e entender a necessidade de cada um, para atender a todos com respeito”, afirmou.

A auxiliar administrativa da gerência, Geovana Silva, também elogiou a iniciativa e lembrou que muitas vezes as pessoas não falam sobre determinados assuntos mais por tabu do que por falta de informação. “Hoje em dia ninguém pode falar que não tem informação. Esse assunto deve ser abordado em todas as esferas, o mais cedo possível, para que as crianças não cresçam intolerantes”, opinou.

Gerente de marketing do Shopping Praça da Moça, Daniel Lima explicou que desde antes da pandemia havia o desejo do empreendimento de realizar atividades em parceria com a coordenadoria e que por conta do mês de junho ser o período em que se celebra o orgulho LGBTQIA+, a primeira iniciativa foi a de trazer informações sobre esse público. “É importante manter as equipes atualizadas, bem informadas, para que haja sempre um bom atendimento”, afirmou.

Daniel também frisou a importância da parceria entre poder público e iniciativa privada. “É fundamental e muito rica. Com certeza, todo mundo ganha”, concluiu. “É muito válida essa parceria com o Shopping Praça da Moça. Fazemos votos que isso sempre aconteça, pois juntos somos fortes e ninguém faz nada sozinho em busca de uma cidade de respeito”, complementou Robson.

Crédito: Mauro Pedroso

Comente aqui