Data: 30/08/2019 09:41 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Concurso infantil sobre amamentação ganha exposição em Diadema

Atividade temática foi realizada com alunos do Ensino Fundamental da EMEB Quintanilha e faz parte da programação do Agosto Dourado no município


Concurso de desenhos sobre e amamentação.
Concurso de desenhos sobre e amamentação.

Crédito: Mauro Pedroso

“Aprendi que até os seis meses os bebês têm que mamar do peito da mãe e só depois pode começar a comer outras coisas”. Foi assim que Eduardo Mendes Correa, 10 anos, resumiu a importância da amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida da criança. Ele é um dos 96 alunos de três turmas de 5ª série da EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro que participaram do concurso de desenhos sobre e amamentação. A iniciativa é uma parceria da Unidade Básica de Saúde (UBS) Promissão e a escola municipal e faz parte das atividades do Agosto Dourado, mês dedicado a informar e debater sobre a importância de amamentar.

O concurso ocorreu em 16 de agosto, em três etapas. Iniciou com uma palestra sobre amamentação ministrada por três estudantes do curso de medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), que também julgaram a produção artística. A segunda fase foi a elaboração dos desenhos, seguida da etapa de avaliação e premiação. Foi classificado um desenho de cada turma e Eduardo foi o vencedor. Como premiação recebeu um brinquedo educativo sobre história do Brasil.

A ação ganhou destaque e os desenhos foram expostos em um painel na Unidade de Saúde nesta quinta-feira (29/8). “Já temos a parceria com o Programa Saúde na Escola há tempos. Com o Agosto Dourado que, neste ano, traz o tema ‘Empoderar Mães e Pais, Favorecer a Amamentação. Hoje e para o Futuro’, pensamos que empoderar família é empoderar os irmãos e as crianças também. Aproveitamos para levar a temática de uma forma lúdica e o desdobramento foi convidar os alunos para conhecer a UBS. Por isso, a exposição dos trabalhos”, acrescentou a diretora da UBS Promissão, Paula Juliano Di Lena.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Solange Cristina Ferreira, trabalhar o tema em sala de aula foi uma inovação. “Os alunos entenderam e gostaram da proposta. Também gostaram de ver seus trabalhos expostos. Uma iniciativa de conscientização desde cedo é sempre muito importante. Espero que depois dessa venham outras”, afirmou.

Nas folhas de papel, os alunos desenharam mães amamentando, itens e hábitos que prejudicam a amamentação – como o uso de chupetas e mamadeiras -, bancos de leite, família reunida, entre outras situações. “Para mim, foi uma surpresa porque eles conseguiram retratar as informações passadas. Foi uma recompensa tê-los aqui. As crianças desenharam com amor, transmitiram o afeto que conseguiram perceber desse momento”, enfatizou a fonoaudióloga e tutora de aleitamento materno da Unidade, Valéria Rosélio Gueiros de Melo.

O foco é mudança de hábito e a criança é parte da família. Se um desses alunos tiver um irmão que esteja sendo amamentando, passa a ver de outra forma. A amamentação é apoio”, finalizou a diretora da UBS.

As atividades do Agosto Dourado seguem até 31 de agosto em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Confira a programação completa no site da Prefeitura (www.diadema.sp.gov.br).

Comente aqui