Data: 08/06/2021 15:41 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

Compras para Dia dos Namorados exigem atenção e pesquisa

Procon Diadema orienta sobre cuidados a serem adotados na terceira melhor data para o comércio


Procon Diadema orienta sobre cuidados a serem adotados na terceira melhor data para o comércio
Procon Diadema orienta sobre cuidados a serem adotados na terceira melhor data para o comércio

Crédito: Adriana Horvath

No próximo dia 12 de junho é comemorado, no Brasil, o Dia dos Namorados. A data especial estimula troca de presentes e realização de passeios e é considerada a terceira melhor época para o comércio, ficando atrás de Natal e Dia das Mães. Para que a escolha do presente não se torne um problema, o Procon de Diadema orienta sobre os cuidados que devem ser adotados e o que levar em consideração no momento de adquirir um produto.

Em tempos de pandemia, a opção mais segura do ponto de vista sanitário é a compra virtual. Por isso, a pesquisa de preços em sites e lojas que realizam vendas on-line é importante. Caso o consumidor verifique algum preço abusivo ou venda casada (quando um item só pode ser comprado em conjunto com outro) pode denunciar ao Procon por email ou telefone.

Entre as opções procuradas nesta época do ano estão peças de vestuário, perfumes, eletrônicos e serviços como viagens ou passeios. A embalagem de produtos deve conter dados básicos como data de fabricação, prazo de validade e modo de usar. Na compra de flores, arranjos ou cestas temáticas, confirme diretamente com o fornecedor todos os itens que serão entregues e a qualidade dos produtos. Peça a nota fiscal e que a entrega seja confirmada.

Ao comprar perfumes e cosméticos, confira a data de validade e, no caso de produto importado, se o rótulo contém as informações em português e registro na Anvisa. Esses elementos são fundamentais para garantir a segurança do produto.

A atenção também é importante na questão de serviços. Em decorrência das restrições sanitárias por causa da pandemia, faça sua reserva nos bares e restaurantes com antecedência. Consulte se há cobrança extra, como couvert (entrada) e couvert artístico para evitar surpresas. O restaurante deve informar previamente ao consumidor de forma clara e, de preferência, na entrada do estabelecimento. Do contrário, a pessoa não é obrigada a pagar pelos serviços que não aderiu por falta de informação. A orientação do Procon é guardar o material publicitário e o regulamento das promoções para que diante de um eventual descumprimento pelo fornecedor seja possível exigir o cumprimento da oferta.

Em relação à troca, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a obrigatoriedade é apenas se o produto apresentar defeito. Entretanto, o lojista que oferecer a possibilidade de troca por outras razões, tais como tamanho e cor, deve deixar a informação registrada expressamente na etiqueta do produto ou nota fiscal. O prazo de troca para compras virtuais é de sete dias corridos a partir do recebimento do produto.

Quem optar por compras parceladas deve ficar atento às taxas de juros aplicadas pelo cartão ou pelo financiamento direto pela loja e o CET (Custo Efetivo Total). Analise quanto o produto custará realmente com todos os acréscimos.

Os namorados que comprarem o presente presencialmente devem evitar locais com grande movimentação e não entrarem em estabelecimentos que aceitem clientes sem máscara ou desrespeitem o número máximo de pessoas no ambiente. Essas medidas, além do uso correto da máscara e álcool gel.

Atendimento Procon

O Procon atende reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Em razão da pandemia, o atendimento é realizado via telefone e email.

Para ser atendido pelo Procon Diadema, é preciso ser morador da cidade, ter comprado um produto na cidade (mesmo que resida em outro município) ou ser funcionário da Prefeitura do município, a reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Nos primeiros cinco meses deste ano, foram realizados 1.007 atendimentos. Também foram registrados mais de 1.300 atendimentos/orientações telefônicas nesse período.

Serviço:

Procon Diadema

Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro de Diadema.

Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207.

Emails: procon@diadema.sp.gov.br e procon.atendimento.covid@gmail.com.

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