Data: 18/02/2020 15:06 / Autor: Renata Nascimento / Fonte: PMD

CER Diadema recebe 21 cadeiras de rodas

Aparelhos para locomoção serão destinados para adultos e crianças que estão em acompanhamento na rede municipal


CER Diadema recebe 21 cadeiras de rodas
CER Diadema recebe 21 cadeiras de rodas

Crédito: Adriana Horvath

Na manhã desta terça-feira (18/02), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Diadema recebeu 21 cadeiras de rodas adulto e infantil, doadas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em parceria com a Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência (APRAESPI), de Ribeirão Pires.

As cadeiras serão encaminhadas para pacientes que aguardavam o fornecimento do item pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a cerimônia de entrega, realizada no Quarteirão da Saúde, o coordenador do CER, Kalil Zipperer, explicou que os novos equipamentos vão trazer mais qualidade de vida. “A cadeira é adaptada para cada pessoa, com medidas específicas de peso e altura. Ela é feita em alumínio, o que a torna mais leve, dobrável, com assento removível e as rodas também podem ser tiradas para facilitar o transporte. Isso é importante para o cadeirante e para seu familiar ou cuidador”, ressaltou.

Maria da Conceição Mangueira Lopes é mãe de Wilker, 9 anos, e aprovou a nova cadeira. “É bem melhor para meu filho se locomover porque é mais leve. Ele vai usar nas atividades físicas, na escola, e tem a facilidade de montagem e desmontagem, que ajuda na hora de transportar”, elogiou. Weslley Eduardo Pereira Barreto Bispo, cadeirante há dez anos, está feliz com o novo meio de locomoção. “A cadeira vai me ajudar no trabalho, pois sou vendedor ambulante”, afirmou.

SUS

Diadema investe 40% de seu orçamento municipal em Saúde. “De acordo com a legislação, deveríamos destinar 15% do orçamento para saúde. Porém, com o recurso dos governos federal e estadual, não conseguimos manter e precisamos destinar um percentual muito maior. Mesmo com o pouco financiamento do Estado e União, conseguimos continuar com as equipes completas e os serviços abertos”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Luís Cláudio Sartori.

Durante o evento, o prefeito de Diadema, Lauro Michels, anunciou que a Rede Lucy Montoro estará funcionando ainda no primeiro semestre deste ano e lembrou as ações já executadas pelo município. “Em 2019, a Prefeitura entregou uma van adaptada para transporte de cadeirantes ou pessoas com dificuldade de locomoção, renovou 100% da frota do SAMU, além dos prêmios na área de saúde bucal, controle de tuberculose e vigilância. Estamos fazendo todo o possível e trabalhando para oferecer um serviço de qualidade aos moradores”, garantiu.

CER

O Centro Especializado em Reabilitação de Diadema atende, por mês, 400 pessoas em fisioterapia neurológica, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, exames de audiometria e de BERA, além de fornecer aparelhos auditivos, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como cadeiras de rodas.

O atendimento é realizado após encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao chegar ao CER, o morador passa pela triagem multidisciplinar que encaminhará o paciente para os tratamentos necessários dentro da área de reabilitação.

Serviço:

Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Local: Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. Avenida Antônio Piranga, 700 – Centro. (Atendimento somente após encaminhamento da Unidade Básica de Saúde)

Comente aqui