Data: 06/12/2019 09:43 / Autor: Heitor Bisi / Fonte: Secom-PMD

Centro Cultural Eldorado recebe exposição “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”

O evento conta com 50 imagens registradas na cidade, feitas por 15 alunos das oficinas do curso “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”


Flores Jardim Botânico Inamar
Flores Jardim Botânico Inamar

Crédito: Mauro Pedroso

Na sexta, 06/12, às 18h, no Centro Cultural Eldorado, tem início a exposição fotográfica “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”, do fotojornalista, fotodocumentarista, publicitário e artista visual Mauro Pedroso. O evento conta com 50 imagens registradas na cidade, no tamanho 20 x 30cm, coloridas e feitas por 15 alunos das oficinas do curso “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”. Na abertura, também serão apresentadas, em datashow, cerca de 400 fotografias. O projeto Fototerapia – Fotografia e Felicidade traça paralelo da fotografia com nossas vidas, por meio de prática de estímulos da percepção sensorial e aumento da visão espacial. A ideia da exposição é apresentar, por meio das fotos expostas, as diversas vertentes da felicidade, desde comer um bolo, a realização de uma viagem, a alegria por um namoro, entre outras.

“A Mostra tem objetivo de utilizar a fotografia como meio para que as pessoas vejam e sintam um novo mundo”, afirma o fotógrafo, que atua há mais de 40 anos na área (dos quais 29 na Prefeitura de Diadema). “O curso propôs aos alunos um olhar diferenciado no registro das imagens, com a aplicação simultânea de técnicas fotográficas com bons sentimentos na hora do clicar”, diz Mauro Pedroso.

Mauro afirma que a exposição mostra outro objetivo do curso, que pode passar despercebido para os visitantes: o terapêutico. “A felicidade é uma busca permanente no Fotografia e Felicidade, ora por meio da fotografia e ora por meio de reflexões sobre amor, caridade e perdão. Sempre penso, durante o curso, em dar subsídios aos alunos para que eles promovam mudanças em suas vidas e superem obstáculos por meio da fotografia”, afirma. “A fotografia nos fornece condições para olharmos a vida de forma descomplicada, e também nos mostra como lidar com as dificuldades e desafios, indicando e propondo novos caminhos”.

A exposição é um desdobramento do fotodocumentário “Olhe Com Meus Olhos”, que é desenvolvido por Mauro Pedroso desde 2004 e mostra o cotidiano de Diadema por meio de fotos. “No início, quis mostrar Diadema sob outro ponto de vista, explorando as cores, formas e costumes transmitidos pelas imagens. O objetivo sempre foi elevar a auto estima do cidadão diademense”, disse. Após iniciar o projeto “Olhe com Meus Olhos”, Mauro Pedroso sentiu a necessidade de repassar sua experiência para mais pessoas. “Foi quando iniciei, em 2016, o projeto piloto do curso “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”, no Centro de Convivência da Melhor Idade de Diadema, e posteriormente na Associação dos Funcionários Públicos da cidade, com aulas, sempre aos sábados, durante três anos”.

Neste período a população teve a oportunidade de apreciar as ações do projeto, por meio de exposições dos alunos no Centro Cultural Diadema, no Shopping Praça da Moca, no Parque do Paço, além de aula aberta em Paranapiacaba. Os usuários do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial receberam uma oficina do projeto, que resultou em duas exposições, uma no Centro Cultural Diadema, e outra, no Centro Cultural Eldorado.

Serviço

Exposição “Fototerapia – Fotografia e Felicidade”

Abertura dia 6 dezembro, às 18h

Até dia 1º de março

Centro Cultural Eldorado

Rua Frei Ambrosio de Oliveira Luz- Eldorado

Facebook – Fotografia e Felicidade

Professor e artista visual Mauro Pedroso
Professor e artista visual Mauro Pedroso

Crédito: PMD

Comente aqui