Data: 21/10/2019 13:56 / Autor: Keila Macedo / Fonte: Secom Diadema

Cara Limpa recolhe mais de 10 mil toneladas de entulho em 2019

A Prefeitura de Diadema vem trabalhando para manter a cidade limpa e organizada com os programas Mãos à Obra e Cara Limpa


Ação Cara Limpa-  Setembro
Ação Cara Limpa- Setembro

Crédito: Adriana Horvath

O Programa Cara Limpa, por meio do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), em 10 meses de operação recolheu, 10.974 toneladas de entulho e bagulho das ruas da cidade.

Na última etapa, no bairro Campanário, entre os meses de setembro e outubro, o DLU recolheu 1.053 toneladas de bagulhos/entulhos, em 241 viagens. Anualmente, máquinas, caminhões e trabalhadores do Programa Cara Limpa, da Secretaria de Serviços e Obras (SSO), recolhem, porta a porta, entulhos e bagulhos, nos 12 bairros de Diadema, divididos por região (Centro Norte, Centro Sul, Conceição, Serraria, Inamar, Eldorado, Casa Grande, Vila Nogueira, Piraporinha, Canhema, Taboão finalizando no Campanário).  “Após concluir o calendário, nos meses de novembro e dezembro, o Cara Limpa reforça a limpeza dos centros comerciais e locais com maior fluxo de pessoas. E a partir do ano que vem retomamos com novo calendário”, comentou o diretor do DLU, Celso Assis.

“O programa Cara Limpa é muito eficiente. Recolher mais de 1.000 toneladas em um mês é um ótimo resultado, porém, requer um alto investimento que poderia ser destinado para outras áreas mais prioritárias. O objetivo da Prefeitura é aumentar a conscientização da população para que leve o seu resíduo até o ecoponto mais próximo da sua residência”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Para ampliar as opções de destinação correta de resíduos, a secretaria de Serviços e Obras investiu mais R$1,1 milhão na instalação de 10 Ecopontos, onde cada morador pode levar até um metro cúbico, cerca de 20 sacos de lixo por dia. Os ecopontos são depósitos construídos pela Prefeitura de Diadema para receber pequenas quantidades de entulhos da construção civil, móveis e utensílios velhos como sofás, colchões e outros, além de materiais recicláveis (vidro, papel, plástico e metal). Nestes locais, é proibido depositar lixo orgânico domiciliar, resíduos hospitalares e industriais.

Multa

Quem for flagrado colocando entulhos e bagulhos irregularmente nas ruas pode ser multado em até R$ 3.710,00, conforme Lei 2336/04. O morador que presenciar a ação deve fazer uma denúncia anônima, por meio do telefone 0800 770 5559. E para reforçar a fiscalização de descarte irregular de lixo, inibir e combater crimes ambientais, a Defesa Social inaugurou a sede da Guarda Ambiental no bairro Eldorado, Rua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55.

Denúncias

Tels.: 0800-770-5559, 4044-0249 ou 153.

Por e-mail – diademalegal@diadema.sp.gov.br, gcm@diadema.sp.gov.br

Ecopontos

As segundas, das 12h às 17h; e de terça a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 16h30

RUFINO

Endereço: Estrada do Rufino, 1059 – Serraria

NAVAL

Endereço: Avenida Corredor ABD, esquina com Rua Beira Rio (Núcleo Naval) – Vila São José

ARRAIA

Endereço: Rua Arraia, 50 – Eldorado

YAMAGATA

Endereço: Rua Yamagata, 51 – Jardim Canhema

NAÇÕES

Endereço: Rua Espanha, 414 – Jardim das Nações

MARGINAL Z

Endereço: Av. Daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

DLU

Endereço: Av. Pirâmide, 844 – Jardim Inamar

CARACAS

Endereço: Rua Caracas, 120 – Vila Mulford

NOVA CONQUISTA

Endereço: Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista

ARCO ÍRIS

Endereço: Rua Mozart s/nº – Jardim Arco Íris (parceria com a Ecovias)

Comente aqui