Data: 18/12/2015 14:49 / Autor: Helena Mazzoni / Fonte: PMD

Borboletário de Diadema recebe 1.100 mudas do Museu Catavento


Crédito: PMD

O Borboletário de Diadema recebeu 1.100 mudas de plantas que servem de hospedeiras e alimento para as borboletas. O acordo com o Museu Catavento previa a entrega de 3.000 mudas.  As plantas servem como alimento para as lagartas e hospedagem para os ovos. O Borboletário também já recebeu do Museu ventilador, materiais de limpeza, potes e luvas.

Foram entregues mudas de pentas, lantana, camarão amarelo, maracujá doce e azedo, bananeira e outras e, para acomodá-las, o canteiro principal será ampliado e outros dois serão construídos.

 “É um novo desafio. O trabalho de transporte nunca tinha sido feito. É importante lidar com coisas diferentes. Toda experiência vira conhecimento”, comentou Sandro Santana, biólogo responsável pelo Borboletário.

Diadema já recebeu mais de 15 mil visitantes no Jardim Botânico e Borboletário e conta com quase 1.000 borboletas de quatro espécies e a casa de criação de lagartas e pupas está com a capacidade máxima, contando com a produção do Catavento.

A parceria com o Catavento foi realizada em junho deste ano e os resultados foram positivos. Diadema já inspirou a criação de outros borboletários, sendo os mais recentes os de Bertioga e Ribeirão Pires, que ainda estão em elaboração.

O Museu entrega os ovos para o Borboletário, que cria as lagartas que nascem até o estágio de pupa. O Borboletário já enviou dois lotes de pupas e borboletas de volta para o Museu e está corrigindo os erros de manejo e transporte que aconteciam no começo do contrato, diminuindo o número de perdas de borboletas.

Os interessados podem agendar a visita pelo telefone 4059-7619, de terça à sexta das 9h até 16h.

Comente aqui