Data: 06/12/2019 09:10 / Autor: Lucas Montagnini / Fonte: PMD

Alunos de Diadema assistem à peça sobre trabalho infantil

Apresentação realizada na EMEB Leticia Beatriz Pessa faz parte da campanha de sensibilização da Prefeitura


Alunos de Diadema assistem à peça sobre trabalho infantil
Alunos de Diadema assistem à peça sobre trabalho infantil

Crédito: Mauro Pedroso

Samuel Marcel dos Santos, de 10 anos, chegou todo animado querendo contar sobre a apresentação teatral. “A peça passou a mensagem de que criança não trabalha e de que não podemos ser egoístas. Essa história ensinou bastante pra gente sobre a exploração e trabalho infantil. Se os pais forem trabalhar e levarem o filho junto, quando ele crescer vai seguir o mesmo caminho”, contou.

A peça realizada na tarde desta quinta-feira na EMEB Leticia Beatriz Pessa retrata qual é o papel das crianças, dando exemplos de trabalho infantil e de exploração nos serviços domésticos. A atividade faz parte da Campanha de Sensibilização e Enfrentamento do Trabalho Infantil da Prefeitura de Diadema. 

“Com o teatro e diante de um momento coletivo em que todos estão integrados, a prática fica muito mais enriquecida. Além disso, tratar um tema como se fosse uma situação real, colabora com a aprendizagem, algo que o professor não consegue fazer dentro da sala de aula”, disse a professora do quarto ano do Ensino Fundamental, Tatiane Fernandes.

Ester Vitória de Freitas Oliveira é da mesma turma que Samuel, e também estava toda empolgada. “Gostei muito da apresentação. As crianças não podem ficar trabalhando enquanto os pais ficam em casa só mandando, igual à tia da peça”, disse.

A “tia” que Ester se refere é uma das personagens da apresentação. Ela explora os sobrinhos e gasta com ela mesma o dinheiro que a irmã manda para os filhos. De forma lúdica e com muita música, os diálogos retratam a proibição de brincar e estudar, assim como a obrigação de trabalho.

Campanha de Sensibilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Em setembro de 2018, a Campanha de Sensibilização e Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Diadema foi lançada pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

“Muitas crianças só são crianças quando sonham. Ajude a mudar essa realidade. Não incentive o trabalho infantil” foi o nome escolhido. A campanha foi composta por cartaz, folder, outdoor, busdoor, vídeo institucional, peça teatral e um diagnóstico de trabalho infantil.

O folder contém explicações sobre o que é o trabalho infantil, o motivo pelos quais a criança não pode trabalhar – ressaltando que o trabalho infantil rouba a infância e condena o futuro - e como ajudar no combate ao trabalho infantil. O vídeo institucional, veiculado nas redes sociais, traz a mensagem de que o trabalho infantil acaba com o sonho da criança e incentiva a denúncia.

Além disso, o município conta com o Serviço Especializado de Abordagem Social que realiza a busca ativa e identifica, nos territórios, a incidência de situações de risco pessoal e social. Quando identificada a situação de trabalho infantil, tanto a família quanto a criança ou adolescente são encaminhados para os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e também para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que são desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil, em parceria com a Prefeitura.

Comente aqui