Data: 17/05/2021 08:49 / Autor: Redação / Fonte: Assessoria

Alexandre Machado lança coletânea de poesias que falam sobre a vida cotidiana

‘Sem Métrica Sem Rima Muita Dor’ é o lançamento do escritor conhecido no meio artístico diademense, que reflete sobre rotina e existência humana


Alexandre Machado
Alexandre Machado

Crédito: Divulgação/Marcos Lú

Na próxima quarta-feira, dia 19 de maio, às 20 horas, o escritor Alexandre Machado apresenta seu mais novo livro, que traz uma coletânea de poesias de curadoria de outro poeta conhecido no ABC paulista, o amigo e professor de letras, Antônio Geraldo Justino, vulgo Tonhão, falecido em 2019, vítima de câncer. A obra será lançada em evento virtual e gratuito, via Youtube, no canal Cloe - canal de poesia. ‘Sem Métrica Sem Rima Muita Dor’, parafraseando um grandioso artista brasileiro, Caetano Veloso, em “O quereres”, traz as contradições do querer e as condições de existir, em frases que revelam a fragilidade humana.

“Eu e Tonhão discutimos fazer este livro juntos. Escrevi e compartilhei com ele mais de 80 poesias. Ele selecionou as 30 publicadas nesta obra. Às vésperas de sua morte, mas ainda lúcido, como sempre, lamentou a falta de tempo para a conclusão do trabalho. O câncer o venceu. E eu, fiquei com a necessidade de mobilizar-me para que ainda houvesse tempo para os leitores conhecerem os versos que trazem um misto de irreverência, ousadia e lamentação ao refletir o cotidiano e vida humana”, conta Alexandre.

O livro é a terceira obra do autor, que também assina ‘Assim como agosto é mês dos cachorros loucos, outubro é mês dos lírios’, de 1995, e ‘Ainda’, de 2013.

Na mais nova criação de Alexandre Machado, assina o prefácio e a orelha, José Alves Trindade. A revisão é de Carlos André e Marcelo Torres. A foto da orelha é do fotógrafo Marcos Lú. A diagramação e a capa são de Pedro Padosan. A obra foi desenvolvida com recursos da Lei Aldir Blanc no âmbito do município de Diadema, com apoio da Secretaria de Cultura local.

Na mesma ocasião, a Editora Clóe, que também é de Diadema, fará mais dois lançamentos: ‘Poezine’, de Carlos André, e ‘Fronteiras do Acaso’, de Edson Aquino.

Sobre o autor: nascido em 1969, na capital paulista, o poeta Alexandre Machado é formado em Geografia, é arte-educador, ator e profundo conhecedor da vida artística de Diadema/SP, cidade onde cresceu, vive e respira arte. Desde cedo, luta pela sobrevivência com sua veia militante, inquieta, questionadora e política, traduzida por manifestações culturais.

Ficha técnica

Sem Métrica Sem Rima Muita Dor – 1ª edição – Diadema - 2021

Autor: Alexandre Machado

Editora: Clóe

Número de páginas: 45

Gênero: poesia brasileira

Capa e diagramação: Pedro Padosan

Revisão: Carlos André e Marcelo Torres

Apresentação e orelha: José Alves Trindade

Foto: Marcos Lú

Serviço

Lançamento - Sem Métrica Sem Rima Muita Dor

Data: 19 de março de 2021, quarta-feira

Horário: 20 horas

Local: transmissão on-line, via You Tube, Cloe - canal de poesia

Livre. Gratuito

Comente aqui