Data: 14/10/2019 09:07 / Autor: Redação / Fonte: Fábrica de Cultura

1º Seminário Internacional de Educação não formal de Diadema com Matéria Rima

Entre as 14h e 17h, a Fábrica de Cultura Diadema receberá diversos artistas, nacionais e internacionais, que integram a o evento gratuito.


Fábrica de Cultura Diadema recebe o 1º Seminário Internacional de Educação não formal do Matéria Rima
Fábrica de Cultura Diadema recebe o 1º Seminário Internacional de Educação não formal do Matéria Rima

Crédito: André Hoff

Grafite em live paint, beat box, microfone aberto, performance,  entre outras intervenções artísticas integram a Tarde de Mistura do 1º Seminário Internacional de Educação não formal de Diadema com o instituto Cultural e Educacional Matéria Rima, no dia 25 de outubro. Entre as 14h e 17h, a Fábrica de Cultura de Diadema - equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - receberá diversos artistas, nacionais e internacionais, que integram a o evento gratuito.

O objetivo desse Seminário é reunir diversos agentes educativos que pensam, debatem e elaboram projetos e políticas públicas no campo da arte-educação, dentro e fora das escolas públicas como forma de reconstruir, fortalecer e enriquecer os territórios. Com o tema “A educação que rompe barreiras”, a iniciativa chega para demonstrar que a educação não é exclusivamente desenvolvida na escola, pelo contrário, pode avançar em diferentes espaços e contextos sociais.

Na Fábrica de Cultura Diadema, o clima será de confraternização no dia 25/10, com diversas apresentações ligadas ao hip hop feitas por artistas que terão passado pelos primeiros dias do Seminário - 23 e 24 de outubro – em outros espaços da cidade, como na Fundação Florestan Fernandes, Faculdade Diadema (FAD) e a sede do instituto Matéria Rima.

No grafite, a técnica do live paint será apresentada pela organização social GangWay do projeto alemão Street College e pelos artistas do Matéria Rima, sendo DNinja,  Stopa e Jojo. Jere "Isku" Pehkonen, o primeiro campeão finlandês em beat box (percussão vocal ou som de boca que faz efeitos da aparelhagem de um DJ), apresenta essa linguagem musica.

Em conjunto, esses artistas, incluindo o Cusco e Meio Kilo, do Matéria Rima, também apresentarão uma discotecagem. Números de performance ficarão por conta do b-boy Guinho (Vagner Melo), breakdancer brasileiro e coordenador da SOLPM- organização de hip hop localizada na Finlândia, e com Val Santana e Miguel Ortiz, ambos do Circo Escola Diadema.

A dança terá espaço na Batalha Show, com artistas do Brasil e Alemanha. A batalha de rimas será com Nicolas Mc, Sasquat, Joul, Rafavela, Guto (instituo Matéria Rima) e com os MCs Emiliana, Curtis, Joshua, Magali, Alice Dee (Gang Way-Street College). O público ainda poderá conferir a exposição dos trabalhos da Incubadora Pública de Empreendimentos Populares e Solidários, da Faculdade FAD, participar das vivências de grafite e microfone aberto.

 Desde 2002, inicialmente como um grupo de Hip Hop, o Matéria Rima tem feito um trabalho socioeducativo inovador em escolas da rede pública, palestras e apresentações artísticas em praças e palcos pelo Brasil e em outros países, como Senegal, Alemanha e França. Há oito anos, o instituto com sede em Diadema, realiza um intercâmbio com o projeto Street College, localizada em Berlim, na Alemanha.

“O Matéria Rima foi um dos primeiros parceiros da nossa Fábrica. Já recebemos o programa "Avisá La",  no estilo talk show gravado e com apresentação do MC Joul em praças e espaços públicos, disponível em plataformas digitais. Além de tê-los em nossa grade de cessão de espaço permanentemente”, destaca Bruna Anjos, Supervisora de Articulação e Difusão da Fábrica de Cultura Diadema.

SERVIÇO:

1º Seminário Internacional de Educação não formal de Diadema com Matéria Rima - Tarde de Mistura

25 de outubro, sexta-feira, das 14h às 17h

Faixa Etária: Livre

Local: Área externa da Fábrica

Fábrica de Cultura Diadema | Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro - Diadema/SP

Funcionamento das unidades das Fábricas de Cultura: de terça a sexta-feira, das 9h às 20h, e finais de semana e feriados, das 12h às 17h.

www.fabricasdecultura.org.br

Comente aqui