Diadema Bem-Estar

“Melhor Peso Agora’ auxilia moradores de Diadema na perda de peso

Os participantes foram orientados sobre a importância de manter uma alimentação saudável, por meio de refeições mais regradas

  • Data: 25/05/2018 09:05
  • Alterado: 25/05/2018 09:05
  • Autor: Iago Martins
  • Fonte: PMD
“Melhor Peso Agora’ auxilia moradores de Diadema na perda de peso

Crédito:Adriana Horvath

Foi durante sete aulas que os moradores de Diadema Donald Cezar Campos e Andréia Rodrigues mudaram suas vidas e as tornaram mais saudáveis. O incentivo para a melhora na alimentação e na perda de peso surgiu após a participação dos munícipes no Programa Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade, que foi criado em 2015, pela Secretaria de Segurança Alimentar e está em sua terceira edição.

Nesta semana, ocorreu a última aula do Melhor Peso Agora. Durante o período de ensino, os participantes foram orientados sobre a importância de manter uma alimentação saudável, por meio de refeições mais regradas. O objetivo foi oferecer conhecimentos sobre cuidados com a alimentação, mas também abordou questões como higienização de alimentos, interpretação de tabela e rótulos de embalagens.

O foco do trabalho realizado pela equipe do programa foi combater a obesidade, doença que é um dos maiores problemas de saúde pública do país e que afeta diretamente a autoestima das pessoas. “As reuniões em grupo facilitam o processo de mudanças no comportamento alimentar, porque existe uma ajuda mútua entre os participantes, com exemplos vividos”, disse a nutricionista da Prefeitura de Diadema e coordenadora do Melhor Peso Agora, Renatiely Rosiany.

Mudança radical

Fast foods e refrigerantes faziam parte da rotina alimentar de Donald Cezar Campos e o consumo constante provocou danos à saúde.  Por esse motivo, Campos procurou o curso e viu sua vida mudar. “Não tinha noção do quanto me alimentava mal. Depois do curso, perdi mais de 5 kg e senti minha autoestima aumentar. Não compro mais nada sem antes olhar o rótulo”, afirmou.

O problema com peso e dificuldade em seguir uma alimentação balanceada também era frequente na vida de Andréia Rodrigues Braz. Após contrair toxoplasmose – doença infecciosa transmitida pelas fezes de gatos, além de carne, leite e água contaminadas – Andréia perdeu os movimentos do lado direito do corpo. Por isso, chegou a pesar 105 kg. “Mal conseguia subir uma calçada. Amarrar tênis, então, nem pensar! Ganho peso muito rápido e, por ser sedentária e me alimentar mal, tudo ficou ainda pior”, disse.

Atualmente, com sete quilos a menos, após participar das aulas do Melhor Peso Agora, Andréia já sente a melhora. Muito mais disposta a praticar exercícios físicos e seguir uma dieta saudável, ela continuará aplicando o que aprendeu. “Agora só comerei nos horários certos, verificando qual a melhor alimentação. É tão bom se sentir bem consigo mesmo. Estou feliz com tudo que aprendi”, finalizou.

 “É muito gratificante notar a melhora na disposição e na qualidade de vida dos participantes. Todo encontro, nós verificamos o peso e a circunferência de cada aluno e o resultado é sempre bem positivo”, afirma a nutricionista Renatiely Rosiany.

Para mais informações, entre em contato com o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema “Josué de Castro” (CRESAND), localizado na Rua Primeiro Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102, Centro. Telefones 4053-3946 / 3940.

Compartilhar:
1
Crédito:Adriana Horvath
1
Crédito:Adriana Horvath

  • Data: 25/05/2018 09:05
  • Alterado: 25/05/2018 09:05
  • Autor: Iago Martins
  • Fonte: PMD









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados