São Bernardo Esporte

Alunos da FEI disputam 21ª edição da competição Baja SAE

O Armadilho, que garantiu à equipe Baja o tetra no mundial do ano passado nos EUA, volta às pistas em condições de repetir sua performance campeã, após passar por pequenos ajustes

  • Data: 24/02/2015 13:02
  • Alterado: 24/02/2015 13:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Press Services
Alunos da FEI disputam 21ª edição da competição Baja SAE

Crédito:

Os dois modelos off-road, projetados e construídos pelos alunos, sob supervisão dos professores, do Centro Universitário da FEI, são as grandes promessas da 21ª edição do Baja SAE Brasil – Petrobras. O protótipo MBF-31, conhecido como Dina, entra na disputa mais veloz e o Armadillo, mais confiável e adequado. A competição, que reúne estudantes de Engenharia de todo o País e dos EUA, será realizada em Piracicaba-SP, de 5 a 8 de março. Os dois modelos vão concorrer com 75 carros de 68 instituições de ensino superior do Brasil e uma dos Estados Unidos.

O Dina promete uma boa performance ao permitir mais facilidade de manobras e estar mais leve, mudanças que o tornam mais veloz. O modelo teve a Transmissão Continuamente Variável — CVT, tipo de câmbio automático, que permite uma aceleração contínua, e o driveline, parte da transmissão usada para enviar força às rodas, desenvolvidos pela própria equipe, o que personaliza e reduz o peso do sistema, deixando o carro também mais leve.

A equipe Baja é tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014). O protótipo MBF28, chamado de Armadillo, passa por pequenos ajustes desde que conquistou o 1º lugar na etapa mundial em maio de 2014, nos Estados Unidos. “Com a vitória no mundial, achamos que o carro está mais confiável, adequado e capaz de atingir ótimos resultados nessa etapa. É preciso apenas acertar alguns detalhes e solucionar pequenos problemas percebidos durante os testes”, afirma Sheldon Zabulon, capitão da equipe.

A equipe, formada por 18 alunos de Engenharia Elétrica, Automação e Controle e Engenharia Mecânica, tem trabalhado duro na preparação dos carros, nos testes e melhorias. “O projeto exige muita dedicação, perdemos finais de semana, feriados prolongados, encontro com amigos e a família. Mas a expectativa é grande, estamos bem preparados e com uma boa equipe”, reconhece Enzio Simão, também capitão do grupo.

Agende-se:
21ª Competição Baja SAE Brasil- Petrobras
De 5 a 8 de março
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo – Rodovia SP 135, km 13,5
Piracicaba – SP

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 24/02/2015 01:02
  • Alterado: 24/02/2015 01:02
  • Redação
  • Press Services









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados