Mauá Saúde

Mauá promove força-tarefa contra o HPV

A segunda dose tem de ser aplicada após seis meses da primeira e já está disponível nas Unidades de Saúde e escolas de Mauá desde o início do mês.

  • Data: 12/09/2014 10:09
  • Alterado: 12/09/2014 10:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Mauá promove força-tarefa contra o HPV

Crédito:

A vacina contra o HPV entrou no calendário oficial de vacinação e para garantir sua eficácia deve ser aplicada em três doses. A primeira aplicação começou no mês de março, quando a Secretaria de Saúde adotou a estratégia de ir até as escolas para efetivar a vacinação. Isto possibilitou que a cidade obtivesse cobertura de 88,05% do público alvo, formado por meninas na faixa etária de 11 a 13 anos.

A segunda dose tem de ser aplicada após seis meses da primeira e já está disponível nas Unidades de Saúde desde o início do mês. Entretanto, como o trabalho nas escolas começou em 12 de março, a mesma estratégia será retomada nesta sexta-feira (12).

As Unidades Básicas de Saúde mantiveram contato com as escolas para definir as datas em cada região. Nesta sexta-feira a vacinação ocorre nas Escolas Estaduais Mahatma Ghandi, Antonio Lapate Neto, Emilia Crem dos Santos e Clotilde Alves Doratiotto. É necessária a apresentação da carteira de vacinação. A terceira dose será aplicada somente cinco anos depois.

O principal objetivo da vacinação contra o HPV no Brasil é a prevenção do câncer do colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade. Considerando-se que está sendo utilizada a vacina quadrivalente, com os sorotipos 6, 11, 16 e 18, teremos também a prevenção das verrugas genitais. O câncer de colo de útero é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras. Estudos apontam que a eficácia da dose para prevenção de câncer de colo de útero foi de 98% e de 100% para as verrugas genitais.

As meninas que entraram na faixa etária de 11 anos, após o mês de março poderão tomar a primeira dose da vacina. Tanto a primeira quanto a segunda dose da vacina está permanentemente disponível nas unidades de saúde.

É recomendável que as jovens se informem nas escolas quando e em qual horário a vacinação será realizada em sua escola.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 12/09/2014 10:09
  • Alterado: 12/09/2014 10:09
  • Redação
  • PMM









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados