Ciranda de Filmes chega à Itaú Cultural Play com 9 filmes
Ciranda de Filmes chega à Itaú Cultural Play com nove filmes sobre infância, juventude, educação e diferentes experiências sociais e culturais brasileiras.
- Publicado: 12/09/2026 17:56
- Alterado: 12/09/2026 17:56
- Autor: Carlos Enriki
A Ciranda de Filmes chega à Itaú Cultural Play com uma seleção de nove produções brasileiras voltadas às diferentes experiências de infância e juventude. Os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma entre 14 de setembro e 11 de outubro, ampliando o acesso à programação para espectadores de todo o país.
A seleção reúne obras produzidas em Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Rio de Janeiro. Os títulos abordam temas como ancestralidade, pertencimento, direito à cidade, meio ambiente, educação, memória e transformação social.
A iniciativa integra a 9ª edição da Ciranda de Filmes, mostra dedicada às infâncias, juventudes e à educação. Neste ano, o festival tem como tema Infância: força regeneradora da vida – reacender sonhos, cultivar o comum e regenerar nossa forma de estar no mundo.
Ciranda de Filmes leva nove produções à plataforma
Entre os títulos disponíveis está A Mensagem de Jequi, dirigido por Igor Iamin. O filme acompanha Jequi, uma criança quilombola do Vale do Jequitinhonha que utiliza conhecimentos ancestrais para alertar outras crianças sobre impactos provocados pelo chamado progresso, especialmente a exploração das águas da região.
Outro destaque é Oroboro, de Pablo Lobato, que acompanha duas turmas escolares envolvidas na montagem de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, e A Flauta Mágica, de Mozart. O documentário relaciona juventude, arte e educação a partir da rotina dos estudantes.
Em Amora, de Ana Petta, Pedro, de quatro anos, observa a mobilização de moradores de uma vila no centro de São Paulo ameaçada pela construção de um edifício. A narrativa acompanha o conflito a partir da imaginação da criança.
Já Meu Nome É Bagdá, dirigido por Caru Alves de Souza, apresenta a rotina de uma skatista de 17 anos que vive na periferia da zona norte paulistana. O filme acompanha as relações familiares e de amizade da protagonista até seu encontro com outras meninas que praticam skate. A produção estreou mundialmente no Festival de Berlim em 2020.
Produções também abordam cultura indígena
A programação da Ciranda de Filmes inclui ainda Aventuras de Makunáima: Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello. A obra reúne histórias vivenciadas por crianças e adolescentes macuxi, taurepang, tukano e wapichana, incorporando elementos como música, dança e brincadeiras.

O projeto também foi desenvolvido em outros formatos, incluindo espetáculo teatral e livro publicado em português e em idiomas indígenas.
Outro longa é Antes que o mundo acabe, de Ana Luiza Azevedo, inspirado no livro homônimo de Marcelo Carneiro da Cunha. A trama acompanha um adolescente que enfrenta conflitos familiares e afetivos enquanto pensa em deixar a pequena cidade onde mora. A situação muda após ele receber uma carta do pai que nunca conheceu.
Curtas-metragens completam a seleção do cultural play
Entre os curtas está Chuva, de Vanessa Fort, que utiliza os desenhos de Aurora para reconstruir lembranças de sua família e do cachorro Mocotó. Uma tempestade modifica a relação da personagem com o lugar onde vive.
A produção foi construída a partir da perspectiva infantil sobre a crise climática e as enchentes no Rio Grande do Sul. Em 2025, recebeu o primeiro lugar na categoria Conteúdos Curtos e o Prêmio Especial Direitos das Infâncias no Festival comKids.

Quintal, de Mariana Passos Netto, acompanha Diadorim e o passarinho Riobaldo na transformação de um terreno abandonado em um espaço de amizade e imaginação. A animação tem referências nas obras de Manoel de Barros e Guimarães Rosa e nos traços de O Menino e o Mundo.
Fecha a seleção A Menina e o Mar, de Gabriel Mellin. A animação apresenta duas crianças com formas diferentes de perceber o mundo. Enquanto um personagem teme o que pode surgir das águas, a outra encontra poesia nos detalhes da areia e do mar.
Festival amplia programação em São Paulo
A seleção disponível na Itaú Cultural Play é uma parte da programação da 9ª Ciranda de Filmes, realizada de 10 a 13 de setembro no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo.
O festival retorna após um intervalo de dois anos dedicado a pesquisas e reúne mais de 50 filmes brasileiros e internacionais, entre curtas e longas-metragens. A programação presencial também conta com rodas de conversa, oficinas e vivências.

Algumas atividades são realizadas ainda nas Fábricas de Cultura de São Paulo e no Centro Cultural Casarão, em Campinas.
Onde assistir aos filmes
Os nove filmes da Ciranda de Filmes podem ser assistidos gratuitamente na Itaú Cultural Play entre 14 de setembro e 11 de outubro.
A plataforma está disponível pelo site itauculturalplay.com.br, em smart TVs da Samsung, LG, Android TV e Apple TV, além de aplicativos para Android e iOS e suporte ao Chromecast.
Parte do catálogo também pode ser acessada por meio das plataformas Claro TV+, SKY+ e Watch Brasil.