Chuva em São Caetano provoca ocorrências neste sábado
Chuva em São Caetano supera previsão, causa alagamentos e deixa motorista ilhado, além de provocar queda de árvore e outras ocorrências neste sábado (12)
- Publicado: 12/09/2026 17:42
- Alterado: 12/09/2026 17:42
- Autor: Carlos Enriki
A chuva em São Caetano atingiu 65 mm entre 0h e 8h deste sábado (12), superando o volume de 60 mm previsto para todo o fim de semana. O temporal provocou pontos de alagamento e outras ocorrências no município, mas não houve registro de vítimas.
Equipes da Defesa Civil, Smart Sanca, Semob, GCM, Corpo de Bombeiros, Saesa e Sesurb atuaram no monitoramento e no atendimento durante a madrugada e a manhã.
A região da Avenida Guido Aliberti concentrou parte dos principais registros. Cinco veículos ficaram submersos pela elevação da água e, em um deles, o motorista precisou ser resgatado após subir no teto do automóvel.
Chuva em São Caetano provoca alagamentos e resgates
O volume de água também afetou outros pontos da cidade. No Bairro Olímpico, um incêndio atingiu uma residência, sem deixar feridos.
Já no Bairro Nova Gerty, uma árvore de porte médio caiu durante a manhã por causa dos ventos. Segundo a Prefeitura, ninguém ficou ferido e nenhum veículo foi atingido.

Na região da Avenida Guido Aliberti, agentes da Defesa Civil e da Semob também resgataram uma capivara encontrada durante a ocorrência. O animal foi devolvido ao Córrego dos Meninos.
Equipes fazem limpeza e vistorias
Após os registros provocados pela chuva em São Caetano, equipes do Saesa realizaram a limpeza das vias mais atingidas pela água.
A Sesurb vistoriou os parques municipais e informou que não foram identificadas ocorrências mais graves. Os clubes da cidade também passaram por avaliações, ainda em andamento no período da manhã.
Para a Defesa Civil, o monitoramento das áreas de risco e a atuação integrada das equipes são utilizados para agilizar o atendimento durante episódios de chuva intensa.
“Buscamos sempre combinar o monitoramento, a prevenção e respostas rápidas às ocorrências. Monitoramos todas as áreas de risco da cidade e, em momentos de condições climáticas severas como aconteceu nesta madrugada, nossas equipes das forças de apoio estão sempre de prontidão, atuando de forma integrada e acompanhando em tempo real qualquer ocorrência”, afirmou Juscelino Roque Brilhante, coordenador da Defesa Civil de São Caetano.
Previsão indica novas pancadas de chuva
A previsão para o restante do fim de semana aponta continuidade da instabilidade em São Caetano do Sul, com céu encoberto e chuvas intermitentes em menor volume.
Ainda são esperadas pancadas de chuva de moderadas a fortes, acompanhadas de rajadas de vento. Moradores devem manter atenção durante os períodos de instabilidade e seguir as orientações de segurança das autoridades.
Em situações de emergência, a Prefeitura orienta a população a acionar o Smart Sanca pelo telefone 0800 7000 156.
Apesar de o maior volume ter ocorrido durante a madrugada, a chuva em São Caetano ainda pode provocar novas ocorrências ao longo do fim de semana, especialmente durante as pancadas acompanhadas de vento.