Chamas em polo petroquímico assustam moradores do ABC

Chamas de emergência no Polo de Capuava assustam moradores do ABC após apagão afetar cidades da região nesta segunda-feira

Reprodução GloboPlay

Crédito: Reprodução GloboPlay

Moradores de Mauá, Santo André, Ribeirão Pires e da Zona Leste de São Paulo acordaram assustados na manhã desta segunda-feira (27) com uma grande labareda no Polo Petroquímico de Capuava. As chamas, visíveis a quilômetros de distância por volta das 5h30, foram provocadas pelo acionamento de um sistema de segurança após uma queda de energia que atingiu a região.

Segundo a Braskem, não houve incêndio nas unidades. O fogo observado pelos moradores veio do flare, equipamento utilizado por indústrias químicas e petroquímicas para queimar, de forma controlada, gases excedentes quando há interrupções inesperadas no processo produtivo. O procedimento é considerado padrão de segurança e tem o objetivo de evitar acidentes.

O apagão também afetou moradores do ABC Paulista. Em Mauá, cerca de 87% dos clientes da Enel ficaram sem energia durante a madrugada. Em Ribeirão Pires, mais da metade dos imóveis foi atingida pela interrupção no fornecimento. Bairros de Santo André também registraram falta de luz.

De acordo com a ISA Energia Brasil, a ocorrência teve início às 5h28, após um desligamento em uma subestação localizada na Zona Leste da capital. O restabelecimento da energia começou logo em seguida, em conjunto com a Enel e sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a companhia, o fornecimento foi normalizado às 5h41, enquanto a Enel informou que todos os clientes já estavam atendidos por volta das 5h57.

As empresas afirmam que as causas do desligamento ainda estão sendo investigadas.

O que dizem as empresas

Braskem
(Divulgação/Braskem)

Confira a íntegra das notas enviadas pela Braskem, Enel Distribuição São Paulo e ISA Energia Brasil.

Braskem

Informamos que hoje (27/07), por volta das 5h30, em razão de uma queda de energia em toda a região do Polo Petroquímico do Grande ABC, foi necessário o acionamento do flare em nossas unidades.

O flare é um dispositivo padrão de segurança utilizado pelas indústrias químicas e petroquímicas em todo o mundo, que segue as mais rigorosas normas internacionais de segurança, saúde e proteção ao meio ambiente. A prioridade da Braskem é sempre a segurança de seus integrantes, parceiros e da comunidade local.

Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo informa que o desligamento de curta duração registrado nesta segunda-feira (27/7) foi causado por uma ocorrência na linha de transmissão da ISA Energia Brasil, impactando o fornecimento de energia em alguns bairros de Mauá, Santo André e Ribeirão Pires. O fornecimento foi restabelecido de forma gradual e, neste momento, não há clientes impactados.

ISA Energia Brasil

A Companhia informa que hoje (27), às 05h28, houve um desligamento na subestação localizada no município de São Paulo, Zona Leste, interrompendo parcial e momentaneamente o fornecimento de energia para a distribuidora local.

O restabelecimento das cargas se iniciou de imediato, em conjunto com a distribuidora e coordenado pelo ONS, sendo concluído às 05h41. As causas do desligamento estão sendo apuradas pelas empresas.

A Companhia reforça seu compromisso com a confiabilidade do sistema elétrico e a transparência em todas as suas operações.

  • Publicado: 27/07/2026 10:43
  • Alterado: 27/07/2026 12:13
  • Autor: Daniela Ferreira
  • Fonte: ABCdoABC