Casa do Olhar recebe workshop sobre polêmico publicitário italiano

Trabalhos de OIiviero Toscani serão debatidos sob condução de Luiz Giope. Encontros gratuitos serão realizados em quatro sábados de setembro

Casa do Olhar recebe workshop sobre polêmico publicitário italiano

Crédito:

Preconceito racial, moralismo religioso, homossexualidade e graves doenças como a AIDS parecem ser delicados temas para se trabalhar na publicidade. O desafio de tornar tais assuntos vendáveis foi superado com criatividade e ousadia pelo polêmico fotógrafo e publicitário italiano Oliviero Toscani, 70 anos, especialmente quando trabalhou para a grife Benneton, na década de 1990.

Com o intuito de resgatar o trabalho deste profissional e os efeitos de sua diferenciada atuação no mercado publicitário e nos meios de comunicação, a Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe, nos dias 1º, 15, 22 e 29 de setembro (sábados), o workshop Imagem, arte ou ruptura?, conduzido pelo também fotógrafo Luiz Antonio Giope. Os encontros ocorrem sempre das 14h às 17h. O público em geral está convidado a participar da atividade gratuita. O local dispõe de 25 lugares, ocupados em ordem de chegada.

O diálogo mostra a trajetória e a importância do trabalho de Toscani no cenário mundial e o compara a outros profissionais da área. “Quando eu estava me formando em Publicidade na década de 190, ele estava no auge de suas campanhas. Isso me motivou a produzir esse workshop”, conta Giope.

Serão utilizadas publicações em revistas, catálogos, livros e fotos como material de estudo. O objetivo é articular novas linguagens e estéticas da cultura contemporânea, confrontar culturas regionais e grandes metrópoles mundiais e refletir sobre mudanças nos meios de comunicação de massa, além de resgatar a história recente das manifestações midiáticas e analisar os impactos das mídias modernas na população.

Para a conclusão da oficina, os participantes deverão elaborar e apresentar cinco fotografias, sob a temática ‘ruptura e quebra de preconceitos’, constantemente presente na obra de Toscani. “A intenção é fazer com que as pessoas se sintam motivadas a produzir. É pra atividade ‘ter graça’”, explica o palestrante.

Sobre o orientador

Luiz Antonio Giope é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo e pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero. Atua como repórter fotográfico, e professor e palestrante na área de Fotografia e Comunicação.

SERVIÇO:

Imagem, arte ou ruptura?

Datas: 1º, 15, 22 e 29 de setembro de de 2012, das 14h às 17h.

Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414 – Centro – Santo André).

Informações: (11) 4992-7730.

Atividade gratuita.

Tópicos

  • Publicado: 30/08/2012 21:58
  • Alterado: 30/08/2012 21:58
  • Autor: Felipe Menezes