Caderno Tecnologia

WhatsApp Pay: novo serviço de pagamentos do WhatsApp

Conheça o WhatsApp Pay e saiba como funciona a função de pagamentos do WhatsApp

  • Data: 28/06/2021 14:06
  • Alterado: 28/06/2021 14:06
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
WhatsApp Pay: novo serviço de pagamentos do WhatsApp

Crédito:

O WhatsApp Pay é a nova função que permite realizar pagamentos através do aplicativo de mensagens. Agora, os usuários podem enviar ou receber dinheiro por meio das suas conversas no WhatsApp. O sistema está disponível somente para contas pessoais, mas em breve será possível enviar pagamentos para empresas, segundo a plataforma. Inicialmente, a funcionalidade foi lançada em junho de 2020, porém suas operações foram interrompidas no Brasil após determinação do Banco Central (BC), que autorizou o funcionamento do serviço de pagamentos apenas em março deste ano (2021). E em maio, o WhatsApp Pay foi liberado para os usuários brasileiros.

Como funciona o WhatsApp Pay?

As operações de pagamentos no WhatsApp Pay são habilitadas pelo Facebook Pay e seu processamento é realizado pela Cielo no Brasil.  A plataforma garante que as informações são protegidas por criptografia e por diversas camadas de proteção no armazenamento de dados. O serviço de pagamentos também exige verificação do cartão cadastrado e o uso do PIN do Facebook Pay ou a biometria do celular para aprovar todas as transações.

O WhatsApp e o Facebook não cobram taxas nas operações efetuadas no aplicativo. Porém ainda existe a possibilidade da cobrança de taxas por bancos caso seja utilizado o cheque especial e por operadoras pelo uso de dados móveis. Atualmente, as bandeiras disponíveis são Visa e Mastercard e as instituições parceiras do WhatsApp Pay são Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop (conta digital da Sicredi).

Como configurar o serviço de pagamentos do WhatsApp?

Para utilizar o serviço de pagamentos, é necessário configurar o Facebook Pay, adicionar e verificar um cartão pré-pago, um cartão de débito ou um cartão múltiplo com a função débito. A configuração pode ser feita através do próprio aplicativo.

– Para configurar o Facebook Pay, abra a conversa com o contato que deseja fazer a transação, clique no ícone de anexar e depois acesse a opção “Pagamento”. Ao fazer essa operação pela primeira vez, a mensagem para “COMEÇAR” ou “CONTINUAR” aparecerá na tela.

– Clique em “CONTINUAR” novamente na tela do Facebook Pay.

– E mais uma vez em “CONTINUAR’ para aceitar os termos de serviço e política de privacidade listados nessa etapa.

– Crie um PIN para o Facebook Pay com seis dígitos.

– Insira o PIN novamente para confirmar e clique em “AVANÇAR”.

– Para utilizar a impressão digital ao invés de inserir o PIN, clique em “USAR A IMPRESSÃO DIGITAL”. Caso não queira, basta apenas clicar em “Pular” para inserir seu PIN manualmente.

– É necessário inserir seus dados, como nome, sobrenome e CPF. Após fornecer suas informações, clique em “Avançar”.

– Adicione os dados do seu cartão e clique em “SALVAR”.

De acordo com o banco do cartão adicionado, a verificação do cartão pode ser realizada através de um código de verificação, do aplicativo do banco ou por meio de ligação para o banco. A configuração do Facebook Pay no serviço de pagamentos do WhatsApp também pode ser feita clicando em “Mais opções” (os três pontos no canto superior direito do app) e depois clique diretamente em “Pagamentos” ou em “Configurações”. O WhatsApp Pay ainda é um serviço relativamente novo no Brasil, então é importante lembrar que as suas operações e configurações do app podem passar por atualizações.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 28/06/2021 02:06
  • Alterado: 28/06/2021 02:06
  • Redação ABCdoABC
  • Érica Oliveira/Plataformanet









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados