Data: 23/12/2019 13:17 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Oliveira/Plataformanet

Streamings de música: conheça as principais plataformas

Os streamings de música proporcionam diversos tipos de planos de assinatura para que os usuários tenham acesso ilimitado


Crédito: Freepik

Na última edição do nosso caderno, mostramos como funciona os streamings de filmes e séries, agora chegou a vez de falarmos sobre os principais serviços de música que você pode utilizar. Os streamings de música são os serviços de reprodução de áudio que podem ter uma versão gratuita, em que os usuários apenas precisam criar uma conta e têm acesso às músicas com algumas restrições e exibição de anúncios, ou podem ser pagos, com planos de assinaturas que dão mais liberdade para o usuário escutar suas músicas offline, sem interrupções ou limitações. Além das músicas, os streamings de áudio também permitem que os usuários tenham acesso aos podcasts.

Spotify

O Spotify está entre os streamings de música mais populares e pode ser utilizado em smartphones (Android e iOS), computadores, tablets, entre outros dispositivos. Nele, é possível ouvir podcasts, criar as suas playlists e ter acesso às coleções montadas por outras pessoas, como amigos, artistas e celebridades. O próprio Spotify também cria playlists gerais, como as músicas mais tocadas do momento ou os lançamentos mais recentes. E além disso, a plataforma produz listas com sugestões de novas músicas e artistas, baseando-se no histórico do usuário.

A versão Premium do Spotify permite que o usuário baixe músicas, utilize a plataforma offline, sem a exibição de anúncios e troque de músicas quantas vezes quiser. O Spotify oferece um período de testes grátis de três meses e disponibiliza quatro tipos de planos. O plano Individual, o plano Duo para duas contas e o plano Família para seis contas, esses dois com descontos e o plano Universitário, que permite apenas uma conta, mas custa metade do preço do plano Individual.

Deezer

O Deezer disponibiliza mais de 56 milhões de faixas e permite criar playlists com as suas músicas favoritas e, de acordo com as músicas ouvidas, o streaming sugere playlists personalizadas. Assim como o Spotify, a plataforma oferece vantagens aos usuários assinantes. Com o Deezer Premium, o usuário não precisa estar conectado à internet para utilizar a plataforma, ele pode baixar as suas músicas e ouvir offline. A versão paga também possibilita escutar as músicas na ordem que deseja, sem a interrupção de publicidades e pular quantas faixas quiser.

O Deezer oferece algumas opções de planos de assinatura, como o Deezer Premium, que conta com três meses grátis para testar e pode ser assinado como plano mensal ou anual para uma conta ou, o Deezer Family que permite até seis perfis com o valor menor que dois planos Deezer Premium, além do acesso aos perfis exclusivos para crianças. A plataforma ainda disponibiliza o Deezer HiFi para um streaming em som de alta fidelidade e o Deezer Student, um plano apenas para estudantes. O Deezer pode ser acessado pelo navegador ou aplicativo no computador, celular, tablet e até em outros dispositivos como smartwatches.

Amazon Music

A Amazon oferece dois tipos de assinatura para acessar o seu streaming de música, o Prime Music e o Amazon Music Unlimited. O Prime Music está incluído no pacote de serviços do Amazon Prime e disponibiliza mais de dois milhões de músicas, além das playlists criadas pelo próprio streaming. O Amazon Music Unlimited é o serviço de assinatura do streaming de música da Amazon que disponibiliza mais de cinquenta milhões de músicas. Nesse serviço, o usuário pode escolher entre a assinatura mensal ou anual e tem a opção de assinar o plano individual ou o plano família.

Nos planos de assinatura do Amazon Music Unlimited não está incluso outros benefícios, como acontece com o Amazon Prime. Os dois tipos de assinatura podem ser acessados em todos os dispositivos compatíveis com o Amazon Music, como computador, smartphone e tablet. Esses serviços da Amazon não exibem anúncios e nem limita as reproduções das músicas.  O Prime Music e o Amazon Music Unlimited também permitem interação com a Alexa – assistente virtual da Amazon – e o download das músicas para a reprodução offline.

YouTube Music

O YouTube é uma plataforma muito utilizada para ouvir música gratuitamente, mas agora ele também tem uma versão própria de streaming focado apenas em oferecer música, o YouTube Music. O YouTube Music Premium, serviço de assinatura do streaming de música, permite ouvir músicas sem a interrupção de anúncios, em modo offline, com a tela bloqueada ou acessando outro aplicativo no dispositivo. Quem deseja assinar a YouTube Music Premium, pode escolher entre o plano individual, o plano estudante que custa metade do preço e o plano família, onde é possível adicionar até cinco membros. Se o usuário já for assinante do YouTube Premium, o YouTube Music Premium já estará incluído na assinatura.

Apple Music

Além de reproduzir músicas e podcasts, o Apple Music oferece aos usuários recomendações diárias de músicas, playlists, artistas e lançamentos, disponibiliza programas exclusivos da plataforma, permite assistir videoclipes e tem a funcionalidade de exibir as letras das músicas que estão sendo reproduzidas. O usuário do Apple Music pode montar as suas próprias playlists, salvar as suas músicas na biblioteca e ouvir mesmo sem conexão. Esse streaming de música também tem integração com a Siri, assistente virtual da Apple.

O Apple Music é compatível com computadores, aparelhos Android, Amazon Echo, além dos dispositivos da Apple, como iPhone, iPad, Apple Watch e Apple TV. Entre os planos de assinatura, o usuário pode optar pelo plano individual, o plano universitário ou o plano familiar, onde é possível incluir até seis pessoas, com uma conta pessoal para cada um.

Enquanto alguns streamings só podem ser acessados por assinantes, como o Apple Music, outras plataformas oferecem opções gratuitas, com algumas vantagens para quem se torna assinante do serviço, como é o caso do Spotify e do Deezer, por exemplo. E ainda existem aqueles que fazem parte de um pacote, como o YouTube Music Premium e o Prime Music. Assim, é possível escolher entre diversas opções de serviços de streaming de música disponíveis. Continue acompanhando nosso caderno e receba toda semana as melhores dicas que a Plataformanet traz para você.

Comente aqui