Data: 17/01/2022 08:31 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Site responsivo e site mobile: qual a diferença entre os dois?

Conheças as funcionalidades e a importância do site responsivo e do site mobile para o mundo digital atual


O site responsivo e o site mobile ganharam relevância devido às transformações na maneira como utilizamos internet nos últimos anos e as inovações que influenciam nosso cotidiano. O acesso ao mundo digital por meio de dispositivos móveis vem crescendo em comparação ao acesso em computadores. A pesquisa conduzida pela Comscore em 2021 mostra que 77,9 milhões de brasileiros utilizam exclusivamente smartphones e tablets para acessar a internet. O estudo também indica que o tempo gasto em dispositivos móveis aumentou 23% entre janeiro de 2020 e junho de 2021, ao mesmo tempo que os minutos consumidos em desktops se manteve.

A relevância de sites responsivos e sites mobile influencia até mesmo o ranqueamento que o Google faz em sua plataforma de buscas, priorizando sites que possuem páginas desenvolvidas para o acesso em dispositivos móveis. Obviamente, os desktops ainda são amplamente utilizados no dia a dia, porém as páginas de sites voltadas para aparelhos portáteis tornaram-se essenciais para estabelecer uma presença efetiva na internet. O layout mobile e o layout responsivo são importantes porque possuem uma estrutura preparada especificamente para dispositivos móveis. Assim, é possível proporcionar a melhor experiência para o usuário que está acessando a página através de smartphones e tablets.

O que é site responsivo?

O desenvolvimento de um site responsivo possibilita adaptar as suas funcionalidades aos diversos tamanhos de tela. Ou seja, a mesma página estruturada de um site responsivo pode ser acessada em dispositivos móveis e em computadores, adaptando-se para funcionar apropriadamente em dispositivos com características variadas, como resolução, tamanho e orientação (vertical e horizontal).

O que é site mobile?

O site mobile é desenvolvido exclusivamente para dispositivos móveis. Enquanto o site responsivo se adapta em diferentes telas, o mobile é uma versão do site independente e construído apenas para atender as especificações exigidas em aparelhos como os smartphones, por exemplo. Esse desenvolvimento específico assegura a exibição e o desempenho corretos do site em qualquer tipo de dispositivo que o usuário esteja acessando. Ao construir um layout mobile, os desenvolvedores estruturam uma nova versão do site já existente ou que está em desenvolvimento paralelamente. Por isso, é necessário a criação de um subdomínio para hospedar essa versão exclusiva do site. Assim, o acesso por dispositivos móveis é redirecionado para o subdomínio do site mobile.

Diferenças entre mobile e responsivo

A construção de um site mobile exige um trabalho de desenvolvimento mais complexo e, consequentemente, mais caro também. Porém, ao estruturar uma versão específica para aparelhos móveis, o layout mobile garante um desempenho melhor da página e um aprimoramento na experiência do usuário no site. Já o site responsivo é uma alternativa mais acessível para suprir a demanda de acessos através de dispositivos móveis, apesar de não oferecer todos os mesmos benefícios que o mobile. A escolha entre os tipos de sites deve levar em conta o tempo e o orçamento que serão investidos para o projeto. A avaliação de uma equipe especializada em criação de site pode auxiliar em uma decisão correta de acordo com os objetivos da empresa.

Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Crédito: Envato

Comente aqui