Data: 21/12/2021 08:40 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

O que é webinar?

Entenda como funciona um webinar e qual a sua relevância para a comunicação de uma empresa


O webinar é uma transmissão online que tem como principal objetivo promover um conteúdo relevante para engajar um público-alvo. A palavra webinar está relacionada a abreviação em inglês "web based seminar" que se refere a um seminário realizado através da internet. Em português, o termo também é conhecido como webinário. O webinar funciona como uma videoconferência em que uma pessoa ou um grupo de pessoas transmite informações para uma audiência online. Apesar da sua finalidade didática, o webinar não está limitado apenas aos ambientes estritamente educativos, sendo uma estratégia importante também para as empresas. Geralmente, a transmissão ocorre ao vivo e depois a gravação da conferência é disponibilizada para o público.

Quais as vantagens do webinar para empresas?

O webinário surge como uma alternativa prática e, por vezes, mais econômica para palestras e conferências presenciais que buscam conectar a empresa com sua audiência. A ferramenta ainda exige uma certa estrutura para ser colocada em prática, mas sua capacidade de alcance é ampliada, assim como as oportunidades de participação do público. Por isso, o webinar é uma ferramenta vantajosa para aplicar no marketing de conteúdo de empresas. Ao divulgar um conteúdo interessante e realmente relevante para o seu segmento, o webinar cumpre com uma das principais finalidades do marketing de conteúdo: atrair a atenção de clientes em potencial e engajar seu público.

O marketing de conteúdo faz parte do Inbound Marketing e busca aproximar os consumidores e as marcas com interações espontâneas, isto é, a pessoa acessa algum canal de comunicação da empresa (site, blog, canal no Youtube etc.) porque deseja consumir o conteúdo que estão oferecendo para ela. Diferente de quando essa pessoa é atingida por uma propaganda, por exemplo, enquanto está consumindo outro conteúdo. No caso do Inbound Marketing, é o público que vem até a marca. Assim, o webinar pode ser utilizado como um material interessante para atrair o interesse desse público ao oferecer um conteúdo diferenciado e engajar a audiência com uma comunicação em tempo real na transmissão ao vivo.

Como é feito um webinar?

O webinário pode ser realizado de maneiras diferentes com adaptações para o perfil de cada empresa e seu público. Porém, é necessário seguir as principais etapas de planejamento para fazer um webinar. É importante definir um tema relevante e atrativo para o seu público-alvo, levando em consideração os principais assuntos, dúvidas e sugestões das pessoas em contato com seu segmento. A transmissão do conteúdo precisa ser roteirizada para garantir que o assunto seja apresentado de forma clara e correta. Para realizar o webinar, é possível utilizar plataformas mais conhecidas, como YouTube Live e Facebook Live ou ainda as plataformas específicas para esse tipo de videoconferência, como WebinarJam e GoToWebinar.

Com o tema e a plataforma definidos, outra etapa essencial para o planejamento de um webinar é a escolha de uma data e hora. A definição consciente de uma data é indispensável para organizar o evento com antecedência e acertar no cronograma determinado para a equipe. Entre as estratégias de divulgação para promover um webinar, especialistas recomendam a criação e divulgação de uma landing page para a inscrição de pessoas interessadas em participar da transmissão ao vivo.

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Crédito: Freepik

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