Data: 24/08/2021 08:38 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Telegram

O que é o Telegram?

Conheça a plataforma de mensagens concorrente do WhatsApp


O Telegram é um serviço de mensagens gratuito que permite conversar e enviar arquivos entre usuários, incluindo imagens, vídeos, entre outros formatos. A plataforma pode ser utilizada em vários dispositivos ao mesmo tempo, como smartphones, tablets e computadores com sincronização de mensagens. Lançado em 2013, o Telegram foi fundado na Rússia, mas atualmente está sediado em Dubai. A plataforma de mensagens tem aplicativo disponível para dispositivos iOS, Android e Windows Phone, versões desktop para Windows, macOS e Linux, além da versão web.

Como funciona o Telegram?

O Telegram tornou-se concorrente do WhatsApp por apresentar funcionalidades bem semelhantes ao serviço do Facebook, porém destacando-se com recursos diferenciados. Além disso, a plataforma é colocada em evidência sempre que o WhatsApp apresenta alguma instabilidade. O Telegram propicia o compartilhamento de mensagens, fotos, vídeos e diferentes tipos de arquivos (como doc, zip, mp3, por exemplo), chamadas de voz com criptografia de ponta a ponta. Através da sua estrutura, o Telegram tem como prioridade fornecer um serviço de mensagens mais rápido e completamente seguro baseado em nuvem com sincronização contínua.

Principais diferenciais do Telegram

O Telegram disponibiliza a opção de conversar com contatos do seu telefone e a função de pesquisar por nomes de usuários. O nome de usuário é público e pode ser definido por qualquer pessoa que possua uma conta no Telegram, similar ao que acontece nas redes sociais, por exemplo. Dessa maneira, outras pessoas podem buscar e encontrar um novo contato para enviar mensagens apenas digitando o nome de usuário, sem a necessidade de compartilhar o número de telefone.

A plataforma também disponibiliza uma alternativa diferente para as conversas no aplicativo: os chats secretos. Os chats secretos utilizam criptografia de ponta a ponta em todas as mensagens e não permite que as mensagens sejam encaminhadas. No chat secreto, o usuário pode configurar a autodestruição de mensagens, fotos, vídeos e arquivos após um determinado período, assim o conteúdo desaparecerá do dispositivo que enviou e do aparelho que recebeu.

Assim como o WhatsApp, o Telegram também possibilita criar grupos de pessoas. A principal diferença dessa funcionalidade entre as duas plataformas de mensagens está na quantidade de pessoas permitida nos grupos. O Telegram destaca-se por permitir a criação de grupos com até 200.000 pessoas. E ainda existe a opção de utilizar canais para se comunicar com uma audiência ilimitada.  O canal é considerado uma ferramenta para transmissão de mensagens para grandes públicos e não possui limite de inscritos. Os canais públicos possuem um nome de usuário e podem ser encontrados e receber qualquer pessoa. Os canais privados permitem que apenas o criador adicione pessoas ou a entrada de novos contatos através do link de convite.

Além desses diferenciais, o Telegram possui diversas outras funcionalidades com uma variedade de recursos muito abrangente para serem explorados.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Crédito: Pixabay

Comente aqui