Data: 25/01/2022 13:57 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

O que é domínio de site e para que serve?

Saiba por que é necessário registrar um domínio para o seu site


O registro do domínio é essencial para a criação de um site porque o nome registrado como domínio vai compor a sua URL, ou seja, o endereço que será utilizado por usuários para acessar o site nos navegadores de internet (Google Chrome, Firefox, Safari etc.). Normalmente, o domínio possui o nome da organização ou pessoa representada pelo site e uma extensão padrão (sufixos), como “.com”, ".edu", ".gov", entre outros. O domínio de um site também é utilizado em endereços de e-mail personalizados. Por exemplo, a Plataformanet possui o domínio plataformanet.com.br, a URL do site é https://plataformanet.com.br/ e tem como e-mail personalizado o contato@plataformanet.com.br.

O que significa as extensões de domínios?

As extensões de domínios são sufixos padrões que compõem o final de um nome de domínio. As extensões gerais de domínios também são conhecidas pela sigla TLD que significa Top Level Domain em inglês e Domínio de Nível Superior ou Extensão de Domínio de Topo em português. As extensões são divididas em dois grupos principais: gTLDs e ccTLDs.

As extensões gTLDs (Generic Top-Level Domain ou Domínio Genérico de Nível Superior) são conhecidas como extensões genéricas ou internacionais. Inicialmente, essas extensões foram criadas para representar áreas e segmentos específicos, mas na prática as gTLDs podem ser utilizadas para registrar o domínio de qualquer organização ou pessoa. A extensão mais comum é a “.com” que abrange organizações comerciais de diferentes mercados. Outras extensões frequentemente utilizadas são: ".ong" para instituições sem fins lucrativos e ".net" voltada para o setor de TI, por exemplo.

As extensões ccTLDs (Country Code Top-Level Domain ou Código de País de Domínio de Nível Superior) estão relacionadas a localidades nacionais. Normalmente, as ccTLDs são restritas às empresas e pessoas localizadas no território determinado de cada extensão nacional. As extensões ".br" (Brasil) e ".rio" (Rio de Janeiro) são exemplos de extenções ccTLDs. Algumas extensões semelhantes adquiriram outros significados ao longo do tempo.

Como escolher um domínio?

Ao selecionar um domínio para ser registrado, é recomendável escolher um domínio que realmente represente a organização ou a pessoa, levando em consideração um nome que possa ser lembrado facilmente e possua uma grafia simples. Assim, o endereço do site e seus e-mails poderão ser informados com mais assertividade e com riscos menores de erros de digitação. Além disso, as extensões também podem influenciar nessa escolha, porém as mais conhecidas e utilizadas no Brasil são “.com” e “.com.br”.

Como registrar um domínio?

O registro de domínio é o serviço responsável por administrar o cadastro dos nomes de domínio e disponibilizado por diversas empresas de hospedagem de sites. Antes de registrar um domínio, o nome que será utilizado deve ser pesquisado para saber se está disponível. Caso já exista um domínio com o nome e extensões desejadas, será necessário formular outro. O registro de domínio de sites precisa ser renovado anualmente e essa tarefa também pode ser atribuída ao serviço de hospedagem.

Este conteúdo é produzido pela Plataformanet, uma agência de marketing digital que oferece soluções para desenvolvimento e hospedagem de sites. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades. 

Crédito: Envato / Edição Beatriz Pereira – Plataformanet

Comente aqui