Data: 05/05/2021 09:54 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Quais são os principais tipos de sites?

Conheça as características dos principais tipos de site e saiba qual o ideal para cada negócio


Durante o processo de criação do site, os principais aspectos sobre sua estrutura e seu desenvolvimento precisam ser bem definidos ainda na fase de planejamento. Por isso, os especialistas utilizam algumas especificações para determinar qual tipo de site é ideal para cada projeto. As diferenças entre os tipos de sites influenciam no design do layout, na experiência do usuário, na distribuição de conteúdo, entre outros aspectos. Essas especificações podem ser complementares e utilizadas mais de uma para elaborar um mesmo projeto. Isso acontece porque diferentes definições de tipos de sites podem representar variados aspectos dele.

Por exemplo, as definições de sites templates e sites personalizados vão influenciar a estrutura do site, enquanto a escolha entre o site institucional e uma loja virtual vai depender do segmento e objetivo de cada negócio. Ou seja, essas especificações podem se complementar durante a definição do projeto, um site institucional pode ser template ou personalizado, assim como, na loja virtual também existe essas duas possibilidades. Nessa edição do caderno, vamos trazer as principais definições de tipos de sites utilizadas no desenvolvimento de projetos.

Site dinâmico e site estático

A principal diferença entre o site dinâmico e o site estático está na frequência de atualizações que o site vai receber depois que já estiver pronto. O site estático possui menos recursos para alterações e normalmente é mais indicado para empresas que não possuem a necessidade de atualizações constantes em seu site. O site dinâmico fornece mais possibilidades de alterações no site, sendo possível incluir uma área administrativa para atualizações constantes do conteúdo do site, como serviços, produtos, portfólio ou até mesmo textos de um blog da empresa.

Site institucional

O site institucional é direcionado para empresas que têm como foco divulgar suas marcas e seus serviços. Esse tipo de site possui uma estrutura mais simples, onde são apresentadas as principais informações sobre a empresa com poucas páginas. O site institucional está entre os tipos de sites mais utilizados por diversos segmentos de negócios, funcionando como um cartão de visitas virtual para empresas que estão começando a estabelecer sua marca na internet. Por causa da sua estrutura, o desenvolvimento do site institucional é mais rápido e exige menor valor de investimento.

Loja virtual (e-commerce)

Também conhecida como e-commerce, a loja virtual é o tipo de site ideal para realizar vendas online. A estrutura do e-commerce é desenvolvida com o objetivo de exibir produtos aos clientes e possibilitar que todo o processo de compra seja realizado através da plataforma da empresa. A demanda por esse tipo de site vem crescendo a cada ano e foi impulsionada ainda mais por conta da pandemia. O desenvolvimento de uma loja virtual é mais complexo, pois exige mais aprofundamento no planejamento do layout, na criação de uma área administrativa para o cadastro dos produtos, na segurança dos dados dos clientes, entre outros fatores. Para facilitar e agilizar esses processos, já existem plataformas para criação de lojas virtuais que oferecem uma estrutura quase pronta e os recursos necessários para o e-commerce.

Site catálogo

O site catálogo pode ser considerado um intermediário entre o site institucional e a loja virtual. A estrutura desse site é desenvolvida para exibir produtos e serviços, porém a venda não ocorre diretamente através do site, como acontece na loja virtual. No site catálogo, o cliente tem a possibilidade de conhecer o que a empresa oferece e solicitar um orçamento por meio do site. Assim, esse formato é indicado para negócios que trabalham com vendas sob orçamento (ou preço sob consulta) e querem ter uma plataforma para apresentar seus produtos e serviços para seu público-alvo.

Template e personalizado

A escolha entre um site template e um site personalizado é outro fator que vai influenciar diretamente na estrutura do projeto. O site template é desenvolvido com base em um modelo pronto com uma estrutura padronizada. Apesar de permite realizar algumas alterações na aparência no site, o template não pode ser alterado completamente, sendo preciso adaptar as necessidades da empresa ao que o template escolhido pode oferecer. Porém, por fornecer uma estrutura pré-moldada, esse tipo de site pode ser desenvolvido com mais agilidade e exige um orçamento com valor mais baixo.

O site personalizado possibilita elaborar um site totalmente único de acordo com as características que a empresa deseja ter em seu projeto. O processo de planejamento e desenvolvimento desse site tem mais complexidade e demanda mais tempo, tornando-se necessário um investimento maior. Porém, através do site personalizado é possível atender todas as exigências do seu negócio.

Para definir qual tipo de site é ideal para cada perfil de negócio, é recomendado buscar a orientação de especialistas que possam desenvolver um projeto eficiente para a criação do site. Pois, um projeto bem planejado e executado influencia diretamente nos resultados esperados, da mesma maneira que outras estratégias que dependem da efetividade do site, como o Google Ads e o Inbound Marketing.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Crédito: Freepik

Comente aqui