Data: 19/12/2014 14:46 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Estadão Conteúdo

Programando para iOS com Swift - Introdução

Poderosa, Simples e Segura, a nova linguagem da Apple.


O Swift é uma nova linguagem de programação intuitiva para Cocoa e Cocoa Touch, desenvolvida pela Apple para a criação de apps para dispositivos com iOS e OS X. Criada para dar liberdade e recursos aos desenvolvedores mais avançados para que possam criar uma geração de apps inovadores. O Swift é fácil de aprender e usar, mesmo que você nunca tenha trabalhado com código antes. Agora qualquer pessoa com uma ideia pode criar algo incrível.

A Apple anunciou o Swift juntamente com o iOS 8 e o OS X Yosemite em seu evento para desenvolvedores em São Francisco, o WWDC 2014. Há muitos anos a linguagem nativa para os apps era o Objective-C, embora ele ainda continue vivo, o Swfit vem para trazer inovação e simplicidade no código para os novos apps para iOS ou para ser adicionado nos apps com Objective-C - porque o código Swift trabalha lado a lado com Objective-C, praticamente pode ser usada como um complemento para seu app.

Objective-C foi criado no início dos anos 1980, em StepStone, por Brad Cox e Tom Love. A linguagem foi criada para combinar a robustez e agilidade da linguagem C com a elegância da linguagem Smalltalk. Pouco depois da fundação da NeXT, por Steve Jobs, o Objective-C foi licenciado para StepStone. A NeXT criou a NeXTSTEP, um kit de ferramentas de interface de usuário para o sistema operacional neXT, desenvolvido em Objective-C. Em 1996, a Apple comprou a NeXT e o NeXTSTEP foi renomeado para Cocoa. Introduzindo em março de 2001 o OS X, e em 2006 o iOS no mercado.

Voltando para o Swift. Swift é mais parecida com linguagens como Ruby e Python do que o Objective-C. Por exemplo, não é necessário terminar as declarações com um ponto e vírgula no Swift, assim como em Python.

Vamos aos exemplos das duas linguagens:

Caso você nunca programou em Objective-C ou tenha visto os codigos dele, não se assuste!

* Para criar um simples Log no Console, você utilizaria o seguinte codigo em Objective-C:

NSLog(@”Hello, world”);

no Swift:

println("Hello, world")


* Em Objective-C, você sempre tem que especificar o tipo de variável que você está declarando.


int contador;
NSString *nomeCompleto;


no Swift, fica mais simples:

var contador: Int
var nomeCompleto: String

 * Quando vamos atribuir um valor a uma variável, no caso de string, não precisamos utilizar a famosa @ do Objective-C


NSString *const colorFundo= @"Blue";
int const diasPorAno= 365;


no Swift, no exemplo abaixo usamos o let para as constantes:


let colorFundo= "Blue"
let diasPorAno= 365

 Nos próximos artigos, falaremos das variáveis e classes. Até a próxima!


Renato Bortone, nascido em São Caetano, 27 anos, programador, cristão, guitarrista, palmeirense. 

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