Data: 16/12/2019 10:14 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira / Plataformanet

Nem só de Netflix vivem os apaixonados por filmes

Conheça as outras opções de serviços de streaming para assistir séries e filmes, como a Amazon Prime Video, a HBO Go e o Globoplay


Crédito: Freepik

Já se foi o tempo em que para assistir filmes em casa, você tinha quer ir até a locadora para alugar os seus títulos favoritos. Agora, o conteúdo digital está a distância de um clique e você pode escolher e assistir o que quiser diretamente do seu computador, smartphone ou televisão. Essa facilidade pode ser proporcionada através de dois tipos de serviços diferentes: a compra e aluguel dos títulos ou o streaming de conteúdo, onde o usuário paga um plano de assinatura e tem acesso ao catálogo da plataforma. Algumas empresas oferecem apenas uma dessas opções e outras disponibilizam os dois serviços.

A Netflix revolucionou o serviço de aluguel de filmes, sendo uma das pioneiras no streaming de conteúdo online para os seus assinantes. Porém, outras plataformas de streaming também vêm ganhando destaque, disponibilizando filmes, séries e documentários por um preço acessível, além de oferecer produções originais. Antes de listarmos aqui as plataformas que oferecem serviços semelhante à Netflix, é preciso lembrar que existem empresas que oferecem apenas o serviço de streaming por assinatura, outras apenas o aluguel e compra dos títulos e algumas disponibilizam uma combinação dos dois serviços.

Prime Video

O Prime Video é o serviço de streaming que faz parte do Amazon Prime, o pacote de serviços da Amazon lançado em setembro deste ano (2019) no Brasil. Através de uma assinatura, que pode ser mensal ou anual, os usuários têm acesso aos eBooks do Prime Reading, ao streaming de música, Prime Music, ao Twitch Prime, ao frete grátis em diversos produtos e descontos exclusivos, além dos conteúdos do Prime Video. O Prime Video pode ser acessado pelo smartphone (Android e iOS), tablet, computador e smart TV.

Para assinar o pacote, é necessário ter um cadastro na loja online, com os dados pessoais e do cartão de crédito onde será realizado o pagamento da assinatura. Em seu catálogo, o Prime Video tem séries originais, como “Jack Ryan” e “The Man In The High Castle”, além de ter conteúdos exclusivos, como a série “Seinfeld” e o lançamento desse ano, “Vingadores Ultimato”.

HBO Go

A HBO disponibiliza o seu catálogo de filmes e séries através da HBO Go, assim suas produções exclusivas, como “Game Of Thrones” e “Euphoria”, ficam disponíveis para os usuários que quiserem assistir em outros dispositivos – como celular e computador – e em outros horários, fora da programação dos canais de televisão. Enquanto a Netflix conta com alguns planos de assinatura diferentes, a HBO Go possui apenas um plano de assinatura mensal com preço único. O assinante do streaming da HBO pode assistir os seus conteúdos em até três telas ao mesmo tempo. Quem já é assinante dos canais da HBO em pacotes de TV a cabo tem acesso gratuito ao serviço de streaming.

Globoplay

O Globoplay é a plataforma de streaming que disponibiliza em seu catálogo as novelas e programas dos canais Globo, Multishow, GNT e Gloob, além de filmes e séries internacionais, como “The Big Bang Theory”, “The Handmaid’s Tale” e “The Good Doctor”. O streaming da Globo também oferece produções originais e conteúdo exclusivo para assinantes. Algumas de suas produções são disponibilizadas antecipadamente no streaming antes da sua estreia na televisão. O Globoplay permite que o usuário faça download e assista o conteúdo offline e o assinante ainda pode escolher entre assinar um plano mensal ou anual.

A versão gratuita do Globoplay ainda oferece acesso à programação ao vivo da TV Globo (disponível apenas para algumas regiões do Brasil) e conteúdos como: programas de jornalismo e esportivos exibidos com alguns anúncios. Os conteúdos oferecidos pelo Globoplay podem ser acessados pelo computador, smartphone, tablet e smart TV.

YouTube Premium

Assim como a Globo, agora o YouTube também tem o seu próprio serviço de streaming, o YouTube Premium. Essa plataforma permite assistir o conteúdo do YouTube sem a exibição de anúncios e possibilita a reprodução dos conteúdos em segundo plano, mesmo enquanto utiliza outros aplicativos ou com a tela do aparelho bloqueada. Com a assinatura do YouTube Premium também é possível fazer download de vídeos para assistir offline e ter acesso a todos os filmes, séries e documentários originais produzidos pelo YouTube Originals.

Além disso, o YouTube Premium permite ouvir músicas sem anúncios e fazer o download delas no YouTube Music, o novo app de música do YouTube. A assinatura do streaming é mensal e pode ser cancelada a qualquer momento. E ainda existem as opções do plano família para até cinco pessoas e a assinatura de estudante, onde é solicitada uma comprovação anual obrigatória. O assinante pode utilizar o YouTube Premium em todos os dispositivos compatíveis com o YouTube, como no computador, celular ou em uma TV com acesso à internet.

Apple TV+

O Apple TV+ é o serviço de streaming da Apple que permite assistir conteúdos exclusivos do Apple Originals. O usuário pode acessar os filmes e séries pelo computador, em dispositivos Apple, smart TVs ou televisões com reprodutores de streaming e set-top boxes. Os assinantes também podem fazer o download dos conteúdos para assistir offline. A assinatura mensal do Apple TV+ pode ser compartilhada com até seis membros da mesma família e a assinatura universitária do Apple Music permite acesso gratuito aos conteúdos originais do Apple TV+.

Telecine Play

O Telecine disponibiliza o seu catálogo de filmes através do Telecine Play e para ter acesso ao streaming não é necessário ter uma assinatura de TV a cabo, mas quem já tiver o pacote Telecine em sua TV tem acesso gratuito ao serviço. A plataforma oferece dois planos de assinatura mensal: o básico em que o assinante pode ter até dois dispositivos cadastrados, acesso a uma tela por vez e com um perfil ou o plano completo, onde é possível criar até cinco perfis, assistir três telas por vez, cadastrar cinco dispositivos, além de um perfil kids com apenas conteúdos infantis. O Telecine Play pode ser acessado pela smart TV, smartphone, computador, tablet, Chromecast, Xbox One e Apple TV.

Looke

O Looke é uma plataforma que combina dois tipos de serviços: o streaming por assinatura e o conteúdo On Demand, que permite ao usuário comprar ou alugar os lançamentos. O cliente que quiser alugar ou comprar um conteúdo do catálogo pode realizar toda a operação através da mesma conta utilizada para fazer a assinatura do serviço. Quando o aluguel é confirmado, o conteúdo fica disponível por um mês e depois que pressionar o play, o usuário tem acesso ao filme durante quarente e oito horas e pode assistir o conteúdo quantas vezes quiser. O filme ou série que for comprado também fica disponível para download.

No seu serviço de streaming, o Video Club oferece três planos de assinatura, que podem permitir uma tela conectada, três ou até cinco telas com direito a uma locação por mês. A plataforma pode ser acessada por dispositivos Android, iPad, smart TV, computador.

Além desses streamings que já estão disponíveis no Brasil, o Disney+ ainda não estreou no país, mas já está criando expectativas, a plataforma vai contar com os conteúdos da própria Disney e vai disponibilizar as produções da Marvel, Star Wars, Pixar e National Geographic.

Os serviços de compra e aluguel de filmes também se tornaram uma alternativa quem quer assistir filmes online. No Google Play, no iTunes Store da Apple e até no YouTube (versão comum) os clientes podem alugar ou comprar títulos diretamente dos seus dispositivos. Existe também a opção do serviço de vídeo sob demanda (On Demand), como o NET NOW, oferecido exclusivamente para clientes assinantes da NET e Claro. Nele, os usuários podem acessar os conteúdos que estão incluídos no seu pacote ou alugar os filmes e lançamentos disponíveis.

Como você pode ver, nos últimos anos a Netflix ganhou alguns concorrentes e com tantos streamings disponíveis, você pode escolher o serviço com o catálogo que mais te agrada e que se encaixa melhor no seu bolso. Toda semana, a Plataformanet traz para você as melhores dicas de tecnologia, continue acompanhando nosso caderno e fique por dentro das novidades.

Comente aqui