Data: 09/12/2020 15:00 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Edmundo Dantas/AutoMotrix

Múltiplos retoques

A Honda apresenta a linha 2021 do utilitário esportivo HR-V com novidades em conforto, design e segurança


Honda apresenta a linha 2021 do utilitário esportivo HR-V
Honda apresenta a linha 2021 do utilitário esportivo HR-V

Crédito: Divulgação

O automóvel mais vendido da Honda no Brasil deixou o arrastado ano de 2020 para traz e chegou à linha 2021. O utilitário esportivo HR-V desembarca nas concessionárias brasileiras mais completo, com novos equipamentos e tecnologia embarcada, além de novidades em design, conforto e segurança. Na linha 2021, o modelo produzido na fábrica de Itirapina (SP) continua sendo oferecido em quatro versões: LX, EX e EXL e Touring. Em termos de estilo, está preservada a singular combinação unindo o design de cupê ao espaço interno de minivan e porte de utilitário esportivo, que fez o modelo tornar-se líder do segmento quando foi lançado, em 2015, até o final de 2016. Os preços da linha 2021 partem de R$ 105.100 na versão LX, vão a R$ 111.500 na EX, chegam a R$ 123.600 na EXL e atingem R$ 148.800 na Touring.

Todas as versões passam a trazer faróis com regulagem elétrica de altura do facho de luz e sensor crepuscular para o acendimento automático. A dianteira traz faróis com luzes diurnas de rodagem em leds - com conjunto óptico duplo halógeno nas LX e EX e full-led nas EXL e Touring -, enquanto a traseira tem lanternas com guias em leds em todas as variantes. Para o ano-modelo 2021, as novidades foram espalhadas por toda a linha. As configurações Touring e EXL recebem novas rodas de liga leve de 17 polegadas com design diferenciado e novos faróis de neblina em leds, com desenho horizontal, similar ao adotado no CR-V. A EXL ganha ainda faróis full-led, antes disponíveis apenas na Touring, retrovisor interno fotocrômico e sensor de chuva. Já a (EX conta agora com retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down   e recebe mais dois airbags de cortina, totalizando seis bolsas infláveis de proteção. Por sua vez, LX incorpora uma central multimídia de 7 polegadas “touchscreen”, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, a mesma adotada na EX, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze e Google Maps, reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis ou de serviços de streaming, além da função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) no volante. Nas versões EXL e Touring, o HR-V oferece bancos revestidos em couro, central multimídia de 7 polegadas com navegador integrado, retrovisor interno fotocrômico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e grade frontal com acabamento em “black piano”.

De série em todas as configurações, o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat agrega uma versatilidade única ao modelo, com três modos de utilização: Utility - permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens -, Tall - proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros - e Long, para o transporte de volumes longos, como uma prancha de surf, rebatendo ainda o encosto do banco do passageiro dianteiro. Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de capacidade do porta-malas, nas versões LX, EX e EXL, e 393 litros na Touring. Também são comuns à toda a linha equipamentos de série como ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógenos nas LX e EX e em leds nas EXL e Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida e descida e destravamento do porta-malas por controle. A linha 2021 agrega o acendimento automático dos faróis e a regulagem de altura do facho de luz. Todas as configurações são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de frenagem de emergência (ESS) e seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina).

As versões LX, EX e EXL mantém o motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cavalos, combinado à transmissão CVT - com simulação de 7 velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, na EX e na EXL. A Touring traz motor 1.5 turbo de quatro cilindros, com calibragem específica para o HR-V, utilizando uma turbina de baixa inércia, injeção direta, variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escape (Dual VTC) e válvula wastegate eletrônica, gerando 173 cavalos a 5.500 rpm, com o torque linear de 22,4 kgfm de 1.700 rpm a 5.500 rpm. Esse propulsor é acoplado à transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, mas ajustada especificamente para o HR-V Touring, entregando ampla potência ao longo de toda a faixa de trabalho do motor. Essa transmissão traz algumas características específicas: função Kick Down, que reduz rapidamente a relação de marcha para permitir uma retomada mais eficiente quando o pedal do acelerador é pressionado até o fim do curso e uma modularidade maior da aceleração em médias rotações e simulação das sete velocidades com o acelerador a plena carga, aumentando a percepção de performance. A Touring tem calibragem específica para o conjunto de suspensão, barra estabilizadora dianteira de maior diâmetro e a tecnologia Agile Handling Assist (AHA), aprimorando a estabilidade dinâmica do SUV em curvas, aplicando o conceito de vetorização de torque.

A topo de linha Touring continua a trazer equipamentos exclusivos. Seu teto solar panorâmico aumenta a sensação de espaço e luminosidade para os ocupantes. Equipado com a tecnologia Smart Entry, é possível se fazer a abertura do modelo sem o uso da chave, por aproximação, enquanto o botão de partida torna mais cômoda a operação do veículo. A “top” oferece ainda o sistema Honda LaneWatch, tecnologia composta por uma câmera instalada no retrovisor direito para ampliar o ângulo de visão do motorista além do proporcionado pelo retrovisor, eliminando pontos cegos e projetando a imagem aumentada no sistema multimídia, ao se acionar a seta e ao pressionar um botão na alavanca.

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