Data: 30/08/2021 08:19 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Rock Content

Marketing de conteúdo: o que é e qual a importância para seu negócio

Saiba como o marketing de conteúdo pode ser utilizado para promover sua empresa


Em um momento que estabelecer a presença no ambiente digital tornou-se essencial, o diferencial de uma empresa passa a ser as estratégias utilizadas para aumentar a sua visibilidade e a credibilidade da sua marca. O marketing de conteúdo está entre as principais estratégias de marketing digital desenvolvidas para obter relevância na internet. O principal objetivo do marketing de conteúdo é atrair a atenção de clientes através da disponibilização de conteúdo interessante para seu público. Assim, é possível construir um relacionamento com seus consumidores e guiar seus passos até fechar negócio com eles.

O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo busca atrair clientes de maneira orgânica. Ao criar conteúdo relevante para o seu público-alvo, as pessoas entram em contato com a empresa de forma espontânea, diferente do que acontece em estratégias que levam a marca até o cliente, como em campanhas de anúncios, por exemplo. Com a finalidade de atrair a atenção do seu público e estabelecer contato com ele, o marketing de conteúdo precisa disponibilizar materiais que despertem seu interesse e proporcionem algum benefício, como ajudá-lo a resolver um problema, tirar dúvidas, atualizar sobre um assunto relevante para ele ou como forma de entretenimento.

Além de levar os consumidores até a marca, a disponibilização de conteúdo também tem o objetivo de reter a atenção que a pessoa já possui sobre a empresa, gerar engajamento do público e, assim, conquistar o respeito e a confiança dos clientes em potencial. Dessa maneira, as chances de fechar negócio aumenta, pois o consumidor lembra da marca com mais facilidade e tem mais consciência sobre o trabalho realizado pela empresa. E ele faz isso de forma espontânea e positiva, uma vez que a marca trouxe algum benefício para ele através do seu conteúdo.

Como funciona o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo faz parte do Inbound Marketing que consiste em um conjunto de estratégias estruturado em quatro etapas principais: atrair a atenção do público e gerar visitantes, converter os visitantes em leads para potencializar as oportunidades de vendas, vender para clientes que estão preparados para fechar negócio e fidelizar os consumidores da marca.

O marketing de conteúdo fornece material para colocar as etapas do Inbound Marketing em prática. Por isso, é necessário planejamento para a criação de conteúdo que realmente possa ser direcionado para seu público-alvo. Entre os formatos e os canais de comunicação mais comuns para distribuição de conteúdo estão ebooks, blogs, e-mails, redes sociais, entre outros. Apesar das diferenças que existem entre o marketing de conteúdo e outras estratégias do marketing digital, um planejamento completo para promover uma marca pode – e geralmente deve – desenvolver as diversas estratégias em conjunto.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Crédito: Freepik

Comente aqui