Data: 09/03/2021 08:59 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Resultados Digitais, Instagram for Business

Instagram para empresas: como funciona o perfil comercial no Instagram

Saiba como utilizar o Instagram for Business e conheça seus benefícios


O Instagram para empresas, também conhecido pelo seu termo em inglês Instagram for Business, foi lançado em 2016 pela plataforma para oferecer um conjunto de ferramentas aos negócios que utilizavam a rede social para divulgar seus produtos e serviços. O Instagram para empresas permite criar perfis comerciais e, consequentemente, acessar recursos disponíveis apenas para essa modalidade de conta no Instagram. Entre os seus benefícios, o perfil comercial possibilita obter dados detalhados sobre as publicações e produzir anúncios na plataforma. O Instagram for Business é gratuito e para acessá-lo basta alterar uma conta já existente para o perfil comercial ou criar uma conta com essa especificação.

Como ter uma conta comercial no Instagram?
O Instagram permite que um perfil pessoal seja alterado para uma conta comercial. Para fazer a alteração, o usuário precisa acessar a área de "Configurações", clicando no ícone de três linhas no canto superior do perfil. Após entrar em "Configurações", é necessário clicar em "Conta" e depois em "Mudar para conta profissional" no final da lista de recursos. Ao selecionar essa opção, a plataforma solicita que escolha uma categoria na qual o negócio se encaixa e adicione seus dados e informações de contato.

Nesse processo de alteração de uma conta comercial, também é possível conectar o perfil a uma página do Facebook para acessar recursos como publicações conjuntas entre as redes sociais e ferramentas de compras. Depois de completar essa etapa – conectando ou não o perfil à página do Facebook – a conta comercial estará concluída. Além da opção de "Empresa", o Instagram também disponibiliza a opção "Criador de Conteúdo" na conta comercial.

Benefícios do Instagram para empresas
O Instagram para empresas oferece recursos que apenas contas comerciais podem acessar. Entre as vantagens, é possível acrescentar e exibir no perfil especificações, como o segmento de atuação do negócio e botões de ação para que as pessoas possam se comunicar com a empresa com mais facilidade através do e-mail, telefone ou endereço.

O Instagram para empresas também permite acessar métricas importantes para analisar o alcance e o engajamento das publicações da empresa. Além disso, a plataforma disponibiliza dados sobre os seguidores do perfil, como localização, idade e gênero. Outra vantagem da conta comercial é o Instagram Shopping. O recurso de Compras no Instagram permite que empresas criem lojas em seus perfis e publiquem os seus produtos no Instagram. Esse recurso pode ser utilizado apenas por perfis comerciais que estejam conectados ao Facebook, já que depende dessa rede social para funcionar.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Comente aqui