Data: 21/12/2018 09:39 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Reinaldo Domingos

Ganhe dinheiro extra educando-se financeiramente neste fim de ano

Veja oportunidades para garantir um início de 2019 com maior saúde financeira


Sabemos que no fim de ano as pessoas costumam gastar mais do que o normal e isso acontece por diversos fatores: presentes e ceia de Natal, festas e confraternizações, viagem de férias, entre outros. Além disso, o bombardeio da mídia fica cada vez maior e mais evidente a todo momento, estimulando o consumo, fazendo com que aumente também as famosas compras por impulso. Resultado disso é o alto índice de endividamento e, pior ainda, inadimplência. Já são mais de 63 milhões de pessoas nessa situação e é sempre importante lembrar o quanto é preocupante esse cenário e que deve ser combatido. Diante dessa situação, o próximo ano fica comprometido e os sonhos são adiados. Mas para não cair nessa armadilha, apresento algumas orientações a seguir. 

Tenha em mente que talvez a principal medida seja respeitar o seu padrão de vida. Não é possível viver acima do limite financeiro permitido, um erro cometido pela maioria das pessoas. Para aprender a mudar esse padrão, é preciso mudar também os seus hábitos e comportamentos, a sua relação com o dinheiro, enfim, educar-se financeiramente.

Anote os ganhos e gastos por 30 dias e separe as despesas em categorias (combustível, vestuário, alimentação, etc). Nesse período é possível diagnosticar onde está indo cada centavo do seu dinheiro e onde poderá haver cortes. Mas fique atento para não se tornar apenas um “anotador de gastos”, é preciso analisar os números para dar o próximo passo.

Defina os seus sonhos. Uma pessoa sem objetivos concretos terá mais dificuldade em guardar dinheiro, e consequentemente, realizar os seus sonhos. Tenha sempre, no mínimo, três: curto prazo (até um ano), médio prazo (até dez anos) e longo prazo (acima de dez anos). Priorize esses sonhos, ou seja, separe o valor a ser poupado para realizá-los assim que receber o seu salário ou remuneração.

Caso a situação não esteja favorável de fato, é possível tentar ganhar uma renda extra, época em que as possibilidades para tal aumentam bastante. Para quem está desempregado – ainda são mais de 12 milhões de acordo com dados do IBGE – existem diversas opções de trabalhos temporários, principalmente nos comércios e shoppings, onde o movimento aumenta muito e consequentemente garantem boas comissões.

Também é possível utilizar alguma qualificação profissional ou não para conseguir trabalhos esporádicos. Por exemplo: quem possui dotes culinários, pode vender doces ou quem tem facilidade para artes ou música, pode ganhar um dinheiro extra com aulas particulares.

Outra boa possibilidade é vender itens que não utiliza mais como roupas, sapatos, brinquedos antigos, livros, enfim, tudo o que está parado, sem uso, e que pode render um bom dinheiro. Com a facilidade de colocar tais itens à venda na internet, essa possibilidade aumenta consideravelmente.

É preciso ter disposição e foco para poder analisar todas as oportunidades que se apresentam nessa época para não perder a chance de realizar sonhos com um dinheiro extra, lembrando sempre que a melhor maneira para chegar nesse objetivo é se educar financeiramente, poupar um valor estipulado mensalmente, assim no fim de ano terá uma reserva para poder utilizá-la da maneira que quiser.

Desejo a todos um ótimo Natal e boas festas! Que 2019 seja repleto de realizações e que todos possam trilhar o caminho da educação financeira.

Crédito: Shutterstock

Comente aqui