Data: 02/01/2020 14:39 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Especificações dos smartphones: o que você precisa saber

Entenda as configurações do celular antes de comprar um aparelho novo


Os diversos modelos de smartphones disponíveis no mercado atualmente podem confundir quem estiver procurando por um novo celular. Escolher um aparelho que atenda todas as suas demandas pode ser difícil, ainda mais se você não está familiarizado com todos os termos e especificações que existem nos celulares. O smartphone ideal para você vai depender das suas necessidades e das características que você valoriza no dispositivo. Mas para fazer a escolha certa você precisa saber o que cada especificação significa e que diferença elas podem fazer no seu dia a dia ao utilizar o celular.

Armazenamento

O armazenamento indica a quantidade de espaço que o celular tem para guardar os seus arquivos, como fotos, vídeos, documentos e apps. É necessário lembrar, que o próprio sistema operacional do smartphone já ocupa espaço de armazenamento, então a capacidade disponível para o usuário utilizar é menor. As capacidades de armazenamento dos celulares podem ser de 16 GB, 32 GB, 64 GB e alguns modelos podem chegar a 128 GB e 256 GB, ou até mais.

Memória RAM

A memória RAM funciona como uma memória temporária, responsável por armazenar os dados das funções que estão sendo executadas no momento e fazer a conexão dessas informações com o processador. Essa memória influencia na velocidade de resposta do seu celular e na quantidade de tarefas que você vai executar. Os smartphones podem ter memória RAM de 1 GB, 2 GB, 3 GB ou 4 GB. E quanto maior for a memória RAM, menor será a possibilidade do seu celular travar em alguma atividade e mais fluidez vai ter. Os últimos smartphones lançados possuem memória LPDDR4, versão com desempenho maior que a geração anterior, as memórias LPDDR3.

Processador

O processador é o cérebro do dispositivo e é responsável por executar as suas funcionalidades. O desempenho e eficiência do seu aparelho vai depender da qualidade do seu processador, por esse motivo é tão importante na escolha de um smartphone. Os processadores dos celulares podem ser dual-core (dois núcleos), quad-core (quatro núcleos) ou octa-core (oito núcleos), essas classificações indicam a quantidade de núcleos de processamento de dados, ou seja, o smartphone com processador quad-core tem uma capacidade maior de processamento que um o smartphone com processador dual-core e assim por diante.

Tela

A resolução e o tamanho da tela são fatores importantes na escolha de um smartphone. A resolução da tela do smartphone vai determinar a qualidade da imagem que ela exibe. Esse aspecto influencia na hora de assistir conteúdos em vídeo, como YouTube ou streamings e assegura uma boa visualização das fotos e imagens publicadas nas redes sociais. A quantidade de pixels determina o tamanho da qualidade e da resolução da tela do smartphone. Os dispositivos podem ter resolução HD (1280 x 720 pixels), Full HD (1920 x 1080 pixels) ou Quad HD (2.560 x 1.440 pixels).

O tamanho da tela é medido por polegada (2,4 cm) de uma ponta a outra do display no sentido diagonal, quanto mais polegadas, maior é a tela do smartphone. Outro fator que influencia na qualidade da tela do celular é o ppi (quantidade de pixels por polegada). E a densidade do ppi não depende apenas da resolução do display, mas também do seu tamanho. Por exemplo, dois celulares podem ter a mesma resolução, porém se as telas tiverem tamanhos diferentes, a quantidade de ppi vai variar, o celular que tiver o display maior, terá uma densidade menor de ppi. E quanto maior a densidade de ppi, melhor é a qualidade da imagem da tela.

Câmera

A qualidade da câmera de um celular depende de diversos fatores e algumas especificações podem até ser difíceis de encontrar. A especificação mais comum de ser divulgada é a quantidade de megapixels da câmera. Essa classificação indica a quantidade de pixels que a foto vai ter. Um megapixel equivale a um milhão de pixels. De modo geral, quanto mais megapixels tiver, melhor será o resultado da imagem. Porém, esse não é o único fator determinante para a qualidade da câmera, dependendo de outras configurações, uma câmera com menos megapixels pode fotografar uma imagem melhor do que uma câmera com mais megapixels.

Entre outras características que podem influenciar a qualidade da imagem estão a abertura, que indica a quantidade de luz que pode passar pela lente; o ISO referente à sensibilidade do sensor da câmera em relação à luz; o formato do arquivo em que a foto é salva, a estabilização da imagem e a resolução da gravação de vídeos, que pode ser HD, Full HD e 4K.

No nosso caderno de tecnologia, nós já explicamos quais configurações você precisa analisar antes de comprar um computador. Toda semana a Plataformanet traz dicas como essas para você.

Comente aqui