Data: 18/02/2019 09:34 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Reinaldo Domingos

Os cuidados para não se endividar no cartão de crédito

Pesquisa revela que 25% dos usuários de cartão de crédito não conseguem pagar o valor total da fatura


O uso do cartão de crédito continua sendo uma das principais causas de endividamento do brasileiro, é o que mostra uma recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), onde 25% dos usuários do cartão de crédito não conseguiram pagar o valor total da fatura, entrando no famoso rotativo, com os juros mais altos do mercado atualmente (superando os 270% ao ano).

Mas mesmo que o cartão de crédito tenha essa fama de “vilão” das finanças, é possível utilizá-lo com consciência, sendo o mais importante combater o problema do desequilíbrio na raiz, ou seja, se educando financeiramente. Além disso, o cartão pode ser também o nosso aliado e nos trazer muitos benefícios como, por exemplo, o acúmulo de milhas de viagem.

Para não perder o controle do uso do cartão, lembre-se de o limite não ultrapassar metade do seu salário ou ganhos mensais, assim você não corre o risco de gastar mais do que recebe. O ideal é sempre pagar o valor total da fatura de uma vez, pois conforme visto acima, pagando a parcela mínima os juros são extremamente altos, fazendo com que a dívida aumente muito em pouquíssimo tempo. Caso não consiga, procure outra linha de crédito que não ultrapasse os 2,5% mensais.

Caso opte por fazer compras parceladas, fique atento. Sempre costumo dizer que ter dívidas não é o problema, mas sim não conseguir arcar com os valores durante os meses seguintes, portanto antes de dividir altos valores em diversas parcelas, veja se terá recursos disponíveis para esse compromisso.

Outro ponto que costuma levar as pessoas à inadimplência é ter mais de um cartão para um único ganho mensal, portanto se recebe mensalmente, o ideal é ter apenas um cartão, mas caso receba semanalmente, é possível ter até três cartões, por exemplo: um para o dia 10, outro para o dia 20 e o terceiro com vencimento no dia 30, assim será possível comprar seis dias antes do vencimento de cada um dos cartões, tendo então 36 dias para o pagamento.

Lembre-se também que a melhor maneira de conseguir descontos é pagando à vista, portanto caso tenha recursos disponíveis para fazer uma compra nessa modalidade de pagamento, peça descontos e economize.

Por fim, não tenha medo de utilizá-lo, pois conforme dito acima, ele também pode ser um aliado, desde que seja utilizado com sabedoria e consciência. As compras por impulso se tornam mais raras quando criamos a responsabilidade no nosso consumo e também novos hábitos em relação ao uso do nosso dinheiro, portanto sempre faça uma reflexão e verifique se realmente precisa de determinado item ou serviço, além de saber também se poderá pagar a fatura total do seu cartão na data de vencimento estipulada. Eduque-se financeiramente e faça as pazes com o cartão de crédito.

Crédito: Shutterstock

Comente aqui