Data: 27/12/2019 10:17 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Conheça as vantagens dos aplicativos de transporte como o Uber e 99

Saiba como funciona os aplicativos de transporte sob demanda e quais as facilidades que eles podem trazer


Os aplicativos de transportes surgiram como uma alternativa aos táxis, com o objetivo de oferecer um serviço diferenciado e mais barato. Esses aplicativos fazem o papel de conectar os passageiros e os motoristas parceiros, disponibilizando alguns diferenciais aos usuários, como solicitar uma corrida apenas utilizando o aplicativo, fazer o pagamento sem precisar pegar a carteira, apenas cadastrando o cartão de crédito e visualizar o valor da corrida antes de solicitar o motorista. Com o crescimento deste serviço, as cidades precisaram se adaptar e atualmente, existem legislações específicas para esse tipo de transporte, que costumam variar de acordo com a região.

Uber

A Uber foi uma das empresas pioneiras em disponibilizar esse tipo de serviço no Brasil. Para utilizar o serviço do aplicativo, o usuário solicita um carro e após colocar o endereço do seu destino, pode escolher entre as opções de viagem, visualizando o preço, o tipo de carro e o tempo de espera. Quando o motorista aceita a viagem, o passageiro tem acesso às informações, como o nome do motorista e a placa do carro, é importante sempre confirmar essas informações antes de entrar no carro. Depois de chegar ao seu destino o motorista e o usuário podem avaliar um ao outro.

O usuário pode optar por diferentes formas de pagamento, como pagar em dinheiro, no cartão de débito, no cartão de crédito ou ainda utilizar a forma de pagamento pré-pago, o Uber Cash. A Uber tem no seu aplicativo alguns recursos de segurança, o passageiro pode compartilhar as informações da sua viagem com outros contatos, como amigos e familiares, acompanhar o trajeto da viagem em tempo real, enquanto estiver no carro, além da possibilidade de ligar para a polícia diretamente do aplicativo.

Todos os cadastros do aplicativo – passageiros e motoristas – são feitos online. Entre os documentos necessários para se cadastrar como motorista, a Uber exige uma foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a observação "Exerce atividade remunerada - EAR" e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). E, se o motorista deseja trabalhar na cidade de São Paulo, também é necessário que apresente o seu CONDUAPP (Cadastro Municipal de Condutores). A Uber tem parceria com empresas de aluguel de veículos que oferecem descontos para quem deseja ser um motorista parceiro, mas ainda não possui um carro.

O aplicativo de transporte oferece diferentes opções de serviço: UberX, Uber Comfort e Uber Black, além do UberBAG e do BLACKBAG, cada categoria exige que o motorista atenda alguns requisitos mínimos, como especificações do carro, por exemplo, e as tarifas cobradas variam de acordo com a categoria que o passageiro selecionar. Além do transporte de pessoas, a Uber também realiza serviços de entrega de pedidos de restaurantes com o Uber Eats, transporte de carga, transporte corporativo e aluguel de patinete e bicicleta. Alguns serviços e exigências da Uber podem variar conforme a cidade em que o aplicativo está operando.

99

A 99 é uma empresa que oferece o serviço de transporte por aplicativo com motoristas particulares, mas também trabalha em parceria com taxistas, disponibilizando os dois serviços aos clientes. Para utilizar o serviço e solicitar uma corrida, as funções são semelhantes às utilizadas na Uber, assim como as exigências da 99 para se tornar um motorista parceiro. Entre as opções de categorias, o passageiro pode escolher entre o 99Pop e 99Comfort, categorias de motoristas particulares e, 99Taxi e 99Top categorias para taxistas. Em cada opção, os preços podem variar, assim como as características do veículo e do serviço.

O cliente pode fazer o pagamento pelo aplicativo de transporte, através do cartão de crédito ou débito cadastrado no app, de uma conta PayPal ou ainda utilizando um voucher corporativo. Se preferir realizar o pagamento no carro, o usuário pode pagar em dinheiro, com cartão de débito ou crédito. A forma de pagamento é selecionada pelo passageiro no momento em que solicita a corrida. Como ferramentas de segurança, a 99 disponibiliza no seu app um botão de emergência para facilitar a ligação para a polícia, atendimento vinte quatro horas por dia, reconhecimento facial do motorista e compartilhamento de rota.

A 99 também disponibiliza serviço de entrega de comida e através da plataforma 99Empresas, oferece o serviço de gestão de transporte corporativo. E assim como em outros aplicativos, os serviços oferecidos podem variar de acordo com a região.

Além da Uber e 99, outras empresas oferecem esse tipo de serviço, como é o caso da Cabify que também oferece serviços de transporte por aplicativo com motoristas particulares. As funcionalidades do app, as suas formas de pagamento e requisitos para os motoristas são similares a outras empresas desse segmento. A Cabify também disponibiliza o Easy Táxi, que conecta passageiros e taxistas. A Lyft é outra empresa que conta com o serviço de aplicativo de transporte, se tornando mais uma alternativa para os passageiros.

Alguns apps de transporte são exclusivos para mulheres, onde apenas elas podem se cadastrar como motoristas e usuárias. Essa exclusividade tem o objetivo de proteger contra o assédio nos serviços de transporte. Entre os aplicativos que disponibilizam esse tipo de serviço está o Lady Driver, uma das primeiras plataformas com foco em motoristas e passageiras mulheres. Além dele, o FemiTaxi também é um aplicativo de transporte, que disponibiliza motoristas particulares e táxis dirigidos apenas por elas e onde só passageiras podem utilizar. Porém, a disponibilidade de motoristas ainda é menor se comparado aos aplicativos mais populares.

Siga acompanhando o nosso caderno de tecnologia e receba toda a semana as melhores dicas e informações que a Plataformanet traz para você.

Crédito: Freepik

Comente aqui