Data: 17/01/2020 09:20 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Conheça os principais apps de edição de fotos para celular

Saiba como funciona os aplicativos disponíveis para editar imagens em smartphones


Os aplicativos para editar fotos no celular podem ser úteis para aperfeiçoar imagens diretamente do próprio aparelho de maneira prática e rápida. A qualidade da câmera, assim como outras especificações do smartphone, influencia no resultado final da sua fotografia, mas os editores de fotos trazem recursos gratuitos interessantes que permitem fazer ajustes e correções nas imagens, além de disponibilizarem filtros que proporcionam diferentes efeitos. Esses apps podem ser utilizados em sistemas Android e iOS (iPhone) e as imagens editadas podem ser salvas na galeria ou publicadas diretamente nas redes sociais.

Adobe Lightroom

O Lightroom, aplicativo de edição da Adobe, permite que o usuário faça as alterações que precisa e salve os ajustes para utilizá-los em outras fotos quando desejar, além de corrigir possíveis erros. Para começar a utilizar esse editor de fotos, basta fazer o download do app, abrir a ferramenta e realizar o login, que pode ser feito com uma conta Adobe, Apple, Google ou Facebook. Para selecionar a foto que pretende alterar, deve-se clicar em "Começar" ou em "Importar" e escolher a imagem, alguns ajustes automáticos ficam disponíveis no recurso “Auto.” no menu principal.

Entre os seus recursos gratuitos, o usuário pode adicionar filtros nas imagens com apenas um clique em "Predefinições", assim como em "Perfis", onde é possível alterar a cor da imagem, entre outras opções. Quem utiliza o aplicativo também pode girar, inverter ou alterar a proporção da imagem e o seu enquadramento na opção "Cortar”. O recurso "Cor" também pode ser usado para redefinir e ajustar as cores das fotos, ajustando a temperatura, a matiz, a vibração e a saturação. Já a ferramenta "Luz" permite alterar a exposição, o contraste, realces e sombras das fotos.

Outros ajustes podem ser feitos para melhorar o resultado final das imagens, em "Efeitos" é possível fazer alterações na claridade, na textura e desembaçar a imagem. Além desses recursos, o app também disponibiliza opções de edição em "Detalhe", "Ótica" e “Geometria", em que o usuário pode fazer outros tipos de ajustes e correções. O Lightroom também possui uma versão premium que permite realizar alterações mais avançadas e desbloqueia alguns tipos de ajustes que só estão disponíveis nessa versão.

Facetune

A versão mais atual desse aplicativo é o Facetune 2, disponível em uma versão gratuita, mas oferece alguns recursos pagos também. Esse app tem a proposta de facilitar as alterações que o usuário pretende fazer nas suas fotos. As configurações disponíveis são voltadas para a edição de imagens de pessoas, adicionando filtros, retocando as fotos e corrigindo imperfeições, fazendo alterações como clarear dentes e suavizar manchas, além disso outros tipos de ajustes podem ser feitos, como cortar e girar a imagem. Para selecionar a foto que deseja editar, basta clicar no ícone de imagem no canto superior e escolher uma foto da galeria.

O aplicativo funciona através das opções que são exibidas no menu inferior, como "Rosto", "Suavizar", "Remodelar", "Branquear", "Olhos", "Retoque", "Detalhes", "Filtros", "Fundo", entre outras. Ao clicar em uma dessas ferramentas, os ajustes disponíveis serão exibidos. Esses ajustes podem ser definidos através da barra deslizante que aparece na tela quando a opção é selecionada, assim a pessoa pode ajustar a intensidade da alteração ou efeito que quer colocar na foto. Apesar do foco desse aplicativo ser ajustes em selfies, outras modificações, como brilho, contraste, cor e nitidez, também podem ser feitas. Depois de finalizar todas as alterações, o usuário pode salvar a imagem clicando no ícone de exportar na parte superior à direita do aplicativo.

VSCO

O aplicativo VSCO disponibiliza predefinições e ferramentas de edição. Entre as suas opções, possibilita fazer ajustes de contraste, brilho, sombra, exposição e saturação na foto. Através desse app, também é possível acrescentar efeitos e texturas nas imagens, como filtro de aspecto analógico e granulação da foto. O VSCO possui usabilidade semelhante aos demais editores de fotos, o usuário pode importar uma imagem da sua galeria e fazer as alterações utilizando as opções de ajustes que o aplicativo disponibiliza no menu inferior. No próprio app, o usuário tem acesso às edições feitas por outras pessoas que, inclusive, podem ser favoritadas, como em uma rede social. Alguns recursos só podem ser utilizados através da versão paga.

PicsArt

O PicsArt é um aplicativo que oferece ferramentas com diferentes tipos de ajustes, além de funcionar como uma rede social própria de compartilhamento de imagens.  Esse app, permite inserir stickers, filtros e bordas, remover objetos, fazer recortes, alterar os fundos das fotos, misturar camadas, fazer sobreposições e colagens, além de colocar textos nas imagens, sendo possível escolher a fonte, a cor e o tamanho das letras. No PicsArt, também existem recursos que podem ser utilizados para fazer retoques em fotos de pessoas, como corrigir manchas e suavizar a pele. Esse aplicativo possui uma versão paga que dá acesso a recursos exclusivos.

Snapseed

O Snapseed é o editor de fotos do Google, que permite editar arquivos em JPG e RAW e os ajustes podem ser salvos e aplicados em outras fotos depois. Nesse app é possível ajustar a exposição, a cor, o contraste, a saturação, as curvas, o brilho e o balanço de branco das imagens; cortar, girar ou alinhar as fotos; arrumar as linhas inclinadas; retirar objetos indesejados; adicionar textos; acrescentar efeitos como granulação e molduras, entre outros ajustes. O Snapseed também permite criar o modo retrato, onde a imagem fica com o fundo desfocado.

Além desses aplicativos, ainda existe uma grande variedade de apps para editar fotos que possuem recursos semelhantes a esses, assim o usuário pode escolher aquele se adapta melhor e que atenda os ajustes que deseja fazer nas suas imagens. Continue acompanhando o nosso caderno de tecnologia e receba as novidades e dicas que a Plataformanet traz para você.

Crédito: Unsplash

Comente aqui