Data: 16/03/2021 10:08 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Google Meu Negócio

Conheça o Google Meu Negócio e as vantagens para a sua empresa

Entenda como funciona o Google Meu Negócio e saiba como utilizar seus recursos


Crédito: Reprodução

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google para empreendimentos. Essa ferramenta permite que empresas cadastrem o seu Perfil de Negócio e, assim, possam promover suas informações na área de busca do Google e no Google Maps. A ferramenta permite cadastrar informações como endereço, números de telefone, site, horário de funcionamento, entre outros dados. Além da possibilidade de exibir as informações da sua empresa sempre atualizadas, o Google Meu Negócio também possibilita interações com clientes com recursos para avaliações e envio de mensagens.

É comum visualizarmos o perfil de empresas no Google Meu Negócio quando realizamos uma pesquisa no site ou quando acessamos o Google Maps. As informações sempre são exibidas em um layout padrão do Google e com destaque para a sua localização no mapa. Por exemplo, caso pesquise por "Shopping em Santo André", o Google mostrará os resultados que já estamos acostumados a visualizar no site, porém também irá exibir uma lista com os perfis dos empreendimentos que mais se encaixam com a pesquisa realizada.

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?

Para realizar a inscrição de uma empresa através do computador, é necessário acessar o Google Meu Negócio e fazer o login com uma conta Google clicando no botão de "Fazer login" ou "Gerenciar agora" exibidos no canto superior do site. O Google recomenda que o cadastro seja realizado com o e-mail comercial utilizado pela empresa. Após essa etapa, já é possível cadastrar as informações da empresa seguindo os passos apresentados, inserindo o nome da empresa e o endereço.

O cadastro no Google Meu Negócio possibilita selecionar a forma como a empresa será exibida no Google Maps. Se o empreendimento recebe clientes no seu local, deve-se selecionar a opção "Próxima" após cadastrar seu endereço comercial. Mas, se a empresa não recebe clientes, deve-se clicar em "Entrego produtos e presto serviços para meus clientes” e depois em "Próxima”, assim poderá informar suas áreas de cobertura. Nos próximos passos, a empresa pode selecionar a categoria de negócios que se encaixa em seu segmento e inserir um número de telefone e a URL do seu site. Quando o cadastro da empresa no Google Meu Negócio estiver concluído, o empreendimento poderá realizar a verificação do Google. Geralmente, a verificação da maioria das empresas ocorre por meio de cartão-postal enviado por correio.

Vantagens do Google Meu Negócio

Ao criar um Perfil de Negócio, a empresa pode acessar recursos gratuitos oferecidos pelo Google em suas plataformas. Entre as vantagens, é possível manter informações atualizadas sobre a empresa no seu perfil, contar com botões que permite a interação do cliente diretamente com a empresa através de opções como ligar, acessar o seu site, verificar as opções de rotas no Google Maps e até mesmo deixar avaliações sobre o seu negócio. O Google Meu Negócio também disponibiliza para a empresa os dados sobre o engajamento e a forma como os clientes estão interagindo com o seu Perfil de Negócio.

Além do Google Meu Negócio, também existem outras ferramentas disponibilizadas pelo Google para promover a sua empresa nas suas plataformas como no site de busca e no YouTube, por exemplo, através das campanhas de anúncios do Google Ads.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Resultado de pesquisa em Shoppings de Santo André
Resultado de pesquisa em Shoppings de Santo André

Crédito: Reprodução

Comente aqui