Data: 23/03/2021 09:49 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet

Como criar um site?

Conheça as etapas necessárias para criar um site para a sua empresa


Os sites tornaram-se o principal canal de comunicação das empresas, independentemente do seu segmento e do seu porte. Por isso, ter um site é essencial para qualquer negócio que deseja trabalhar com o marketing digital e construir um relacionamento com os seus clientes através da internet. A pandemia de covid-19 apenas reforçou os aspectos que já mostravam a importância dos sites para as marcas e acelerou o aumento das vendas fechadas por meio das plataformas digitais das empresas. As pessoas estão acessando cada vez mais a internet e por esse motivo as empresas precisam estabelecer sua presença efetiva onde os seus clientes estão, no ambiente virtual.

Mas por onde começar? Para construir um site do zero, é necessário seguir algumas etapas específicas que podem até possuir alternativas simplificadas, porém é aconselhável contar com uma equipe especialista e experiente no marketing digital. Essa recomendação é necessária para garantir um site eficiente que possa representar o empreendimento da maneira correta com capacidade para atrair o seu público-alvo e aumentar suas vendas. Nesse post vamos trazer as principais etapas para montar um site.

Registrar um domínio de site

Também conhecido como URL, o domínio é o endereço do site. Ou seja, é o endereço que as pessoas precisam digitar no navegador para acessar determinado site. O domínio da agência digital Plataformanet é https://plataformanet.com.br/, por exemplo. Para registrar um domínio de site é necessário pagar um valor geralmente baixo e que é cobrado anualmente para mantê-lo. No Brasil, o órgão responsável por registrar e gerenciar os domínios é o Registro.br.

Escolher uma hospedagem para o site

A hospedagem serve para armazenar as informações do site e disponibilizá-lo na internet para que seja acessado. Entre os tipos de hospedagem mais comuns, estão a hospedagem compartilhada, onde o site será hospedado com outros sites no mesmo servidor e a hospedagem dedicada, em que o site fica hospedado sozinho em um servidor próprio. Cada plano de hospedagem possui as suas vantagens e para definir qual o melhor tipo para o seu site, é preciso analisar diversos aspectos, como números de acessos previstos e o orçamento da empresa. A escolha de hospedagem também vai influenciar a segurança do site. Pois, alguns mecanismos de segurança utilizados para proteger os sites e seus usuários dependem diretamente do serviço prestado pelo servidor em que o site está hospedado.

Tipos de sites

Nessa etapa é onde o site será construído efetivamente. Por isso, é preciso selecionar qual o tipo de site melhor se encaixa no perfil da sua empresa, nos seus principais objetivos e no seu orçamento.

SITE TEMPLATE

O site criado através de template é construído utilizando um modelo pronto disponível para ser usado com uma estrutura padronizada. Normalmente, esse tipo de site demanda menos tempo e trabalho na sua construção e, por conta disso, pode ser desenvolvido por um valor mais acessível.

SITE PERSONALIZADO

Como o próprio termo já sugere, o site personalizado é desenvolvido totalmente de acordo com as características que a empresa quer para o seu site. Essa categoria de site leva mais tempo para ser desenvolvida já que necessita de um planejamento maior e a sua elaboração é mais complexa.

Também precisamos citar as plataformas que oferecem recursos para quem deseja criar uma loja virtual. Essas plataformas fornecem uma estrutura preparada para receber as informações da sua loja e funcionam através de templates.

O tipo de site escolhido vai influenciar diretamente na criação do mapa do site e no trabalho de design. O mapa do site é planejado de acordo com navegação do cliente na plataforma e na experiência que a empresa quer proporcionar a ele através do seu layout. Por exemplo, as páginas mais comuns no site são a página inicial, empresa, produtos ou serviços e contato. Essas páginas podem variar bastante conforme as características de cada negócio, assim como, o conteúdo oferecido pelo empreendimento. A identidade visual é o conjunto de elementos visuais e gráficos que representa a empresa. Ou seja, a identidade visual do site será a “cara” do seu negócio.

Vantagens de ter um site próprio

Ter um site próprio da empresa traz credibilidade para todos os tipos de negócio, já que o cliente passa a ter uma fonte confiável de informações sobre os produtos ou serviços que a empresa oferece. Essas informações podem ir além do conteúdo publicado em redes sociais, por exemplo. A possibilidade de aplicar a personalidade do seu negócio por meio da sua identidade visual e seu estilo comunicação no seu próprio site também é uma vantagem, que não é viável em marketplaces.  Além das vantagens citadas, sempre vale lembrar que o site criado com planejamento e uma equipe especializada faz diferença nos resultados de campanhas de anúncios, como o Google Ads.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Comente aqui