Data: 24/06/2020 09:59 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Lilian Trigo

Coisas para fazer com os filhos durante a pandemia - Parte 1

Alguns pais têm enfrentado dificuldade para distrair os rebentos entediados durante a quarentena. Nem tudo está perdido! Existem várias coisas divertidas para fazer em casa


Passar 24 horas por dia em casa é para os fortes. Especialmente para quem tem filhos pequenos e/ou adolescentes. Depois das atividades escolares, é necessário encontrar coisas divertidas que distraiam as crianças. Para ajudar, fizemos um guia de atividades para ajudar os pais a enfrentar o confinamento. E a melhor parte: é de graça!

Para quem tem crianças pequenas

Crianças pequenas gostam de rotina. Elas estão acostumadas a ter horário para comer, dormir e brincar, sem falar nos passeios ao ar livre. E como fica a vida dos pais que tem filhos pequenos durante a pandemia? Difícil, muuuuuito difícil! Além de ter que trabalhar em casa, eles têm que inventar coisas que distraiam os pequenos.

Reunimos algumas dicas, que podem ajudar e ainda virar uma diversão para toda a família. Já pensou em criar o “Dia do Alfabeto”? É bem simples! Na noite anterior, vocês escolhem uma letra, qualquer letra, e fazem uma lista de coisas que começam com aquela letra. Por exemplo, no dia do ‘L’, vocês vão usar roupas nas cores laranja ou lilás, tomar suco de limão, comer lasanha. Mas a parte mais legal é inventar histórias que tenham a letra escolhida.

Para quem está sem ideia de como preencher o tempo livre dos filhos, a Fundação Abrinq desenvolveu um guia de jogos para toda família. Além de resgatar brincadeiras antigas, o guia traz explicações e modelos para criar e montar os brinquedos. E os materiais usados, você provavelmente tem em casa! Clique aqui e bom divertimento!

Ninguém resiste a uma boa história, que pode ser tanto contada quanto cantada. No canal da Carol Levy, ela promete histórias, música, muita farra e ainda tem uma live com histórias para fazer os pequenos dormirem. Já a Fafá conta histórias atualiza seu canal a cada 15 dias. O “Stories” do Audible tem diversos audiolivros em português, que podem ser ouvidos de graça durante a quarentena. O catálogo de livros infantis conta com Julio Verne, Jonathan Swift, Lewis Caroll e Lúcia Tulchinski.

Criado pequenos leitores

Se seu filho já está alfabetizado, é hora de escolher livros apropriados para que ele crie o hábito da leitura. Existem muitos clubes de leitura, mas nenhum como o Quindim. Criado em 2016, por Renata Nakano, mestre em literatura com vários anos de experiência no mercado editorial infantil, o clube é referência no Brasil e conta com um grande trunfo: curadores como Ziraldo, Ana Maria Machado, Marina Colasanti, Renata Junqueira, entre outros. Existem planos para todas as necessidades, inclusive um deles para quem tem filhos em faixas etárias diferentes, entre 0 e 12 anos. No kit mensal, além do livro, vem um mimo exclusivo e material de apoio para os pais.

Gastando energia e chacoalhando o esqueleto

Normalmente os pequenos têm muito mais energia que os pais, por isso inserir atividades físicas na rotina pode ajudar. No YouTube existem programas que transformam exercícios em pura diversão.

O canal educativo “Smile and Learn”, além de dar um força nas matérias escolares, desenvolveu uma série de vídeos que ensinam Yoga para crianças. Usando personagens animados, como o gato Zen e a abelha Mantra, os exercícios ajudam a relaxar e controlar a respiração.

Que tal aprender balé? Em seu canal, a professora Analysis Santin disponibiliza aulas, feitas especialmente para crianças.

O professor de Educação Física, Diego Paladini, reuniu uma série de brincadeiras infantis, que funcionam também como exercícios, como estátua, pula-corda, vivo-morto e até amarelinha. E a melhor parte, seu view ajuda as crianças da “Obra do Berço”!

O programa inglês um campeão de audiência durante a quarentena, é "P.E With Joe". Joe Wicks, personal trainer britânico, resolveu ajudar crianças, que estão trancadas em casa, a ficarem ativas. O resultado foi imediato e, em março, ele entrou para o Livro de Recordes Guinness, como 'a transmissão ao vivo de exercícios físicos com maior audiência do YouTube', com 1 milhão de espectadores. Parte do sucesso se deve ao desafio 'Fancy dress Friday', em que Joe, as crianças e os pais vestem suas melhores e mais criativas fantasias.

Fazendo algo juntos

A vida moderna não permite que pais e filhos passem muito tempo juntos. A pandemia pode ser a oportunidade para criar momentos de qualidade em família. Para isso, algumas atividades só têm graça se feitas em grupo. Damos algumas ideias, que vão encantar as crianças

Quem não lembra da experiência do feijão e do algodão? Ver os progressos do feijãozinho era sempre uma emoção. É possível fazer uma horta, usando materiais recicláveis e gastando muito pouco. As sementes e a terra podem ser compradas pela internet e vocês podem usar garrafas PET como vaso. Aqui você encontra algumas ideias, mas o importante mesmo é envolver seus filhos em todo o processo.

Comente aqui