Data: 07/02/2019 09:42 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Reinaldo Domingos

Carnaval sem dívidas: veja como evitar o descontrole financeiro

Faltando pouco menos de um mês para o Carnaval, ainda dá tempo de se planejar e fugir das temidas “ressacas financeiras”


O Carnaval já está logo aí e planejar os gastos com certa antecedência é a melhor saída para evitar a famosa “ressaca financeira” depois das festas, isso porque curtir esse momento gera custos, principalmente aqueles imprevisíveis, no calor da emoção.

Bebidas, hospedagem, alimentação, fantasias, baladas, enfim, tudo isso pode desequilibrar o seu orçamento de uma hora para outra e por isso é preciso traçar uma estratégia baseada em sua atual situação financeira, respeitando o orçamento e evitando se endividar por meses a fio.

Sabemos que em um primeiro momento essa tarefa não é tão simples, isso porque a maioria dos brasileiros nunca teve contato com a educação financeira e consequentemente não costuma se planejar financeiramente com antecedência, prova disso são os altos índices de inadimplência que continuam assustadores.

Mas para que nada disso aconteça, trago algumas orientações para quem pretende curtir o Carnaval ou até mesmo descansar com tranquilidade viajando. O primeiro passo é sempre analisar o seu orçamento. Conforme dito acima, é preciso respeitá-lo, e para isso conhecê-lo em primeiro lugar, portanto coloque na balança os seus ganhos e gastos e veja o quanto realmente dispõe para esse período. Caso não tenha o suficiente, ainda há tempo de guardar um dinheiro até lá e durante o feriado fique atento para cumprir com o planejado.

Outro ponto que costuma gerar economia é a fantasia. Caso queira se fantasiar em blocos de rua ou festas, veja os itens que você já tem em casa e, caso contrário, peça emprestado para algum amigo, familiar ou até mesmo customize alguma roupa usando a sua criatividade. Hoje, com a facilidade de tutoriais na internet, é possível ter inúmeras ideias criativas de fantasias gastando muito pouco. Aluguéis costumam ser mais caros e quanto mais se aproxima da data do Carnaval, a procura aumenta e consequentemente os preços também.

Já quem está pensando em viajar, a melhor orientação é fazer as contas e também verificar o quanto vai poder gastar antes e durante a viagem. No caso de passagens e pousadas, a pesquisa é fundamental para encontrar os melhores pacotes e condições de pagamento.

A data da viagem também costuma ser um fator determinante para economizar, então verifique se há a disponibilidade de ajuste no seu calendário para conseguir gastar menos, além disso você pode fugir dos intermináveis congestionamentos, caso vá de carro. Já caso não tenha se planejado e percebe que está em cima da hora, o ideal é controlar a euforia, rever os planos e se programar para o próximo ano, economizando desde já.

Todos sabem que o Carnaval oferece inúmeras opções de eventos gratuitos. Em muitas cidades os blocos tomam conta das ruas, entre outras festas gratuitas para todas as idades. Além disso, o transporte público é uma ótima opção para se deslocar, evitando trânsito, gastos com estacionamento e combustível. Outra saída é dividir táxi com amigos ou ficar atento para aproveitar os descontos nos aplicativos de transporte.

Por fim, não se esqueça de curtir com responsabilidade, respeitar o seu padrão de vida e além disso, evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas e alimentos industrializados, evitando dores de cabeça e dores no bolso.

Crédito: Shutterstock

Comente aqui