Data: 06/04/2021 09:23 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet - Instagram, Resultados Digitais

Além do feed e dos stories: saiba como funciona o IGTV e o Reels

Conheça outros recursos do Instagram e as vantagens dessas funcionalidades


O Instagram vem trazendo novos recursos desde o seu lançamento acompanhando as tendências de consumo de conteúdo através das redes sociais. Com o IGTV e o Reels não é diferente. O IGTV surgiu seguindo a demanda por conteúdos em formato de vídeo nos meios digitais e possibilitando a postagem de vídeos mais longos e sem prazo de validade (como acontece nos stories). E continuando com a tendência do consumo de vídeos pelo celular e marcado pelo sucesso do TikTok, o Reels também é um recurso disponibilizado pelo Instagram que possibilita fazer posts em vídeos, tendo uma proposta um pouco diferente do IGTV.

IGTV

O IGTV é um recurso do Instagram que permite produzir e publicar vídeos mais longos com reprodução em tela cheia e preferencialmente na vertical. Diferente dos vídeos publicados no feed, os vídeos no IGTV podem ter mais de um minuto de duração. Porém, o IGTV possibilita que o usuário comente, curta, compartilhe ou até mesmo salve o conteúdo. Para fazer uma publicação no IGTV, é necessário fazer um upload de um vídeo que pode ter de um a quinze minutos em perfis comuns e até sessenta minutos em perfis verificados.

O Instagram ainda possibilita salvar no IGTV, as Lives realizadas na plataforma. Os vídeos publicados no IGTV também podem ser exibidos em uma versão curta no feed, permitindo que o usuário clique para visualizar a versão completa. Além do próprio Instagram, o IGTV também pode ser acessado através de um aplicativo só dele. Disponibilizado para Android e iOS, o app do IGTV apresenta recursos semelhantes às funcionalidades encontradas no aplicativo mais conhecido e o seu login é realizado por meio de uma conta do Instagram.

Reels

Lançado em 2020, o Reels veio como uma resposta do Instagram ao fenômeno do TikTok e os seus reflexos nos meios digitais. No Reels, é possível gravar, editar e publicar vídeos de quinze a trinta segundos. O recurso disponibiliza efeitos e ferramentas para a produção do vídeo, além dos áudios compartilhados na plataforma. As publicações no Reels podem ser feitas através do botão de publicação já usado para os outros tipos de posts. Atualmente, o Reels possui uma aba dedicada somente a ele no aplicativo do Instagram, mas também pode ser compartilhado no feed e nos stories.

Entra as vantagens de publicar vídeos no Instagram, está o destaque que esse tipo de post recebe na aba explorar do aplicativo. Ao clicar no ícone de lupa para fazer uma pesquisa ou navegar entre as sugestões da rede social, é possível ver publicação mais destacas ocupando até quatro vezes mais espaço na tela do que as demais publicações. Apenas os vídeos recebem esse destaque, o que aumenta muito as chances de uma pessoa acessar o conteúdo de um perfil quando ele é publicado nesse formato.

A Plataformanet é uma agência de marketing digital que traz toda semana informações sobre o mundo da tecnologia, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.

Crédito: Envato

Comente aqui