Data: 17/07/2017 15:09 / Autor: Redação ABCdoABC / Fonte: Adam Nockel

5 dicas que vão mudar a sua forma de liderar

Muitos profissionais tem me buscado para saber o que é necessário para ser um grande líder e ter excelentes resultados. Vou compartilhar com vocês 5 dicas que vão mudar sua liderança


No inicio da minha vida profissional, tive a oportunidade de ter diversos mentores que contribuíram para meu desenvolvimento pessoal e profissional.  E a mais de 9 anos profissionais de diversos escalões vem me procurado para desenvolver suas competências e buscar mais resultados.

Quando se fala em desenvolver líderes, muitos focam nas competências técnicas para ser um bom líder, tais como saber dar e receber bons feedbacks, visão estratégica, aprender a delegar, entre tantas outras necessárias para ser um bom líder.

Mas hoje quero focar em um prisma diferente, não que estas competências não sejam importantes, mas quero olhar de uma outra forma, e falar o que muitas vezes não é enfatizado, e que ao meu ver leva a liderança a um novo patamar de resultados.

Vou falar hoje com vocês do que acredito ser uma mudança mais profunda e impactante na forma como lideramos nossas empresas e nossas equipes, em algo que acredito gerar uma liderança ainda mãos poderosa e transformadora.

As competências técnicas como citei a cima são muito importantes para um bom líder, mas ela são apenas a ponta do iceberg. São o que se pode ver de forma mais evidente em um líder

E levam os resultados da liderança até um certo grau de resultados, envolve, compromete a equipe até um certo grau. Agora você já teve contato com aquela pessoa que parece que toca profundamente a sua equipe? Como falamos tira leite de pedra em nível de resultados?

Eu já conheci alguns, e quando os conheci comecei a me perguntar o que ele s tinham de diferente? O que eu precisava fazer para ter os mesmos níveis de resultado?

Os anos passaram, estudei e me relacionei mais profundamente, conhecendo-os e descobri que existia alguns fatores em comum em todos eles. Ao meu ver 5 fatores importantes e que todos eles tinham em comum.

  1. Estar a cima da linha – nós na actionCOACH usamos muito esta expressão, que quer dizer em suma não terceirizar. Muitas vezes nós como seres humanos buscamos culpados ou responsáveis por problemas ou resultados abaixo do esperado. Uma coisa que descobri com excelentes líderes, é que estes nunca buscam culpados, nem terceirizam a responsabilidade.
    Pelo contrário entendem que eles, e somente eles são responsáveis pelos resultados que obtém em suas vidas e seus negócios, quando assumimos esta postura, somos muito mais proativos em buscar soluções para as demandas que nos sãos apresentadas.
    É importante salientar, que estes líderes não são e nem entendem que são autossuficientes, mas chamam a responsabilidade para si.
  2. Ser executar para ter – costumo dizer em meus eventos, cursos, treinamento e para meus clientes, que nunca vivemos uma faze que  as pessoas querem tanto ter as coisas na vida. Muitos querem ter carros importados, uma bela conta bancaria, casas exuberantes, etc.
    Mas se esquecem que ter estas e outras coisas, é preciso fazer o que deve ser feito de correto para chegar lá, e que para fazer o que deve ser feito, antes deve se tornar o ser humano e profissional para isso. Se não for assim todos os resultados não se sustentam.
  3. Coragem e integridade – ao meu ver estas caraterísticas são a base que gera a confiança na forma de liderar. Não conheço ninguém que seguiria alguém em quem não confie, se não se as pessoas não se sentirem seguras com seu líder, a probabilidade de o seguirem é muito pequena. E não existe liderança sem seguidores.
    A base para a integridade chama-se clareza, e clareza é pensar, sentir e agir de forma coerente, deixando claro para a equipe o que se deseja e para onde vamos. E  para isso é importante a coragem de fazer o que deve ser feito para chegar lá.
  4. Relacionamento e cooperação – estes outros dois aspectos estão diretamente ligados, e um leva ao outro. Verdadeiros líderes entendem que é impossível liderar pessoas que não se conhece, e conhecimento só é obtido através de relacionamento.
    Meu amigo, se você pretende se tornar um grande líder e ter grandes resultados, inicie se relacionando de forma produtiva e positiva com sua equipe, este relacionamento vai favorecer a cooperação.
    E não existem grandes resultados sem cooperação.
  5. Toque de midas – este é um ponto importante, costumo dizer que existem líderes que tem o toque de midas. Que onde quer que estejam seus resultados são realmente acima da média. Parece que tudo que tocam vira ouro.
    O que estes lideres tem em comum? Como já relatei mais detalhadamente em um artigo anterior, estes lideres unem em si, entre outras competências, as características do líder e do gestor, ou seja, capacidades administrativas e de gestão.

Ser líder não é uma tarefa fácil, mas posso lhe garantir que é uma das coisas mais gratificantes que podemos ter em nossa caminhada profissional, e de suma importância se você deseja assumir as rédeas de seu futuro como pessoa, empreendedor ou empresário.

Meu amigo nosso objetivo é contribuir com o aumento dos seus resultados se você gostou deste material, comente abaixo e indique a seus amigos, um forte abraço e sucesso...

Crédito: Deposityfotos

Comente aqui