Caçapava assina convênio estadual para inclusão social
Caçapava firma convênio com o Estado para implementar programas de empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência
- Publicado: 19/06/2026 18:41
- Alterado: 19/06/2026 18:41
- Autor: Gabriel de Jesus
- Fonte: SEDPcD
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) reuniu-se com a prefeitura de Caçapava para fortalecer as políticas públicas locais voltadas à acessibilidade. O encontro formalizou a adesão do município a três importantes programas estaduais: o TODAS in-Rede, o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) e o fortalecimento de ações do Centro TEA Paulista.
A iniciativa busca estabelecer uma articulação direta entre as esferas governamentais. Com isso, o Estado visa facilitar o diagnóstico de demandas regionais e agilizar a implantação de soluções práticas em Caçapava.
“É muito importante destacar que somos uma secretaria transversal, que serve justamente para identificar e contribuir para resolver as necessidades por meio do desenvolvimento de políticas públicas. Existimos para encurtar caminhos e transformar realidades”, explicou o secretário estadual Marcos da Costa.
Desenvolvimento econômico e autonomia feminina em Caçapava
Os programas que chegam a Caçapava focam em pilares estratégicos: autonomia, segurança, geração de renda e capacitação profissional. O TODAS in-Rede, por exemplo, oferece cursos de liderança e prevenção à violência para mulheres com deficiência. Já o Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI) atua na inserção desse público no mercado de trabalho formal.
O prefeito de Caçapava, Yan Lopes, destacou o impacto das novas ferramentas no atendimento aos cidadãos e na modernização dos serviços públicos:
“Ao ter os recursos e os métodos adequados, seja para fomentar a empregabilidade ou melhorar a qualificação dos servidores municipais, estamos avançando no atendimento e serviços disponíveis para os cidadãos. Isso se reflete em melhores condições e qualidade de vida.”
Ampliação da rede de atendimento ao autismo
A parceria também prevê a expansão do suporte a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O Centro TEA Paulista, criado para capacitar gestores e oferecer suporte multidisciplinar a famílias, servirá de base teórica e prática para fortalecer a rede assistencial de Caçapava.
O plano do governo estadual prevê a instalação de uma unidade do Centro TEA e de um Centro de Cidadania em cada uma das 16 regiões administrativas de São Paulo, descentralizando o atendimento especializado.