Data: 21/10/2020 20:30 / Autor: Izabel Rufino / Fonte: G1

Zeptosegundo: conheça a menor unidade de tempo já medida

Um zeptosegundo se trata da bilionésima parte de um bilionésimo de segundo. Veja o que pode ser medido nessa unidade de tempo


Trabalho dos pesquisadores foi publicado na revista Science
Trabalho dos pesquisadores foi publicado na revista Science

É fácil pensarmos em quantas coisas conseguimos fazer em horas e até em minutos, mas a situação já se complica quando temos que pensar no que conseguimos produzir em segundos, até porque essa unidade de tempo passa muito rápido. Agora vou complicar ainda mais, o que você pode fazer em um zeptosegundo?

Muito provavelmente você nem conheça essa unidade de tempo, até porque ela é a menor já registrada e medida até hoje. Então, para tentar entender do que se trata, imagine quão rápido a bilionésima parte de um bilionésimo de segundo pode passar. Talvez não tenha te ajudado muito, porém o zeptosegundo seria isso: 0,000000000000000000001 segundo.

Agora voltamos para a pergunta inicial, o que você pode fazer em um zeptosegundo? Acho que o melhor a se perguntar, na verdade, é o que pode ser medido nessa unidade. Pensando nisso, o físico Reinhard Dörner e seus colegas da Universidade Goethe em Frankfurt, na Alemanha, encontraram a resposta na luz.

Isso porque Dörner e sua equipe calcularam o tempo que uma partícula de luz leva para passar uma molécula de hidrogênio (H2), ou seja, 247 zeptosegundos. Para medir esse fragmento de tempo, foi preciso pegar raios-X do Petra 3, que é um acelerador de partículas, assim eles conseguiram observar o tempo que o fóton (uma partícula de luz) leva para viajar de um átomo a outro.

Importante salientar que o resultado desta pesquisa/trabalho foi publicado na revista Science no dia 16 de outubro. Porém, mesmo com esse grande feito de calcular o tempo usando essa medida, a descoberta do zeptosegundo aconteceu em 2016, quando pesquisadores mediram com lasers o tempo de até 850 zeptosegundos.

Comente aqui