Data: 10/04/2021 16:48 / Autor: Redação / Fonte: Agência Brasil

Visita ao Cristo Redentor está liberada ao público

Horário de visitação será das 12h às 19h


Crédito: Divulgação

Com a flexibilização das medidas de combate à covid-19, publicadas pela prefeitura do Rio e pelo estado, o Parque Nacional da Tijuca está reabrindo suas atividades, mas mantendo algumas áreas com restrições. Localizado na maior floresta em área urbana do mundo, está com algumas áreas do parque liberadas até o dia 19 deste mês, mas outras permanecem fechadas ao público, para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Cristo Redentor

As regras no parque obedecem às medidas mais restritivas, seja do decreto municipal ou do estadual. Deste modo, o funcionamento nesses 11 dias de visitação ao Corcovado, será das 12h às 19h, e também o funcionamento dos serviços concessionados de transporte até o Cristo Redentor, da seguinte maneira: entre 9 e 12 de abril, por causa do decreto estadual, deverá ser respeitado o limite de 40% da capacidade total de visitação no Alto Corcovado. De 13 a 19 de abril, o limite a ser respeitado aumenta para 50%, conforme estabelece o decreto da prefeitura do Rio.

Funcionamento

Com exceção do Corcovado, as outras áreas do parque estarão abertas ao público, das 8h às 17h.

Visitação

De acordo com a medida, está permitida também a visitação ao Parque Lage, que fica no Parque Nacional da Tijuca, das 12h às 17h, com limite de 50% da capacidade total (por hora), incluindo a área dos jardins e o palacete. A entrada será mediante agendamento prévio no site da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Trilhas

Fica autorizado o uso de trilhas na floresta única e exclusivamente para a prática individual de atividades físicas e sem aglomerações, estando proibida a entrada de grupos de excursões para fazer trilhas com guias. Atividades físicas individuais estão liberadas, mas em grupos, proibidas.

A trilha do Parque Lage-Corcovado, que tem seu início a partir do Parque Lage continua fechada. Foi reaberto o Centro de Visitante Paineiras, mas seguirá fechado o Centro de Visitantes do setor Floresta.

Além disso, continuarão totalmente fechadas as trilhas da Pedra Bonita e da Pedra da Gávea, que estarão fechadas para caminhadas, corridas ou qualquer outra atividade.

Permanece totalmente proibido o acesso e a permanência em todos os mirantes localizados dentro do parque, como Dona Marta, Vista Chinesa, mirante da Cascatinha, Mesa do Imperador, Bela Vista, Paineiras. Continua proibido também o banho de cachoeira (o que inclui o acesso e a permanência nas cachoeiras/duchas/lagoas) no Parque Nacional da Tijuca, também permanecem proibidos os voos duplos ou de instrução a partir da rampa de voo livre, de asa delta, da Pedra Bonita. Seguem permitidos apenas os voos individuais.

Comente aqui